OPINIÃO

Fatos - 30/09/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nova rodada
A presidente Dilma Rousseff ampliou para 15% a diferença para a candidata Marina Silva, PSB, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada ontem à tarde. Tanto Marina quanto Aécio Neves perderam 2,2% cada um, enquanto Dilma cresceu 4,4% em relação a última tomada. Ao contrário das pesquisas anteriores, Dilma venceria tanto Marina quanto Aécio num eventual segundo turno com diferença de 9 pontos percentuais. O chamamento feito pelo PT nacional para que a militância empunhasse a bandeira e fosse as ruas e a mesma tecla sendo batida todos os dias contra Marina deram resultado. O PT respira mais aliviado na semana derradeira das eleições. Tem tudo para reeleger Dilma para mais quatro anos.

Polarização
A novidade do quadro é que, ao contrário dos últimos 20 anos, PT e PSDB não estão polarizando o processo eleitoral. O PSB, com Marina conseguiu quebrar esta sequência, pelo menos partidária. Outro fator é que, se houver segundo turno, pela primeira vez na história do país, duas mulheres disputarão à Presidência.

Programa
O candidato Aécio Neves, PSDB decidiu não lançar seu plano de governo ontem, mas apenas apresentar quatro eixos nas redes sociais para debater os temas no decorrer da semana. “Estou fazendo diferente”. Aécio acha que nas redes sociais ele se torna mais popular.

Palestra
O advogado Osmar Teixeira palestrou para contadores da região Norte do Estado, na Associação Comercial e Industrial de Erechim sobre a responsabilidade penal. Teixeira deu ênfase sobre o que diz a legislação em relação a lavagem de dinheiro e corrupção empresarial. O advogado está com a agenda cheia de palestras e participação em eventos vinculados a sua atividade, demanda que cresceu depois que se desligou da Faculdade de Direito da UPF.

Empreendimento
O negócio foi a sete chaves até ser anunciado ontem, no gabinete do prefeito Luciano Azevedo. Um grupo de empresários, entre os quais o marauense Antônio Rosso, já acostumado a fazer investimentos em Passo Fundo (Metasa, Bsbios, Plataforma Logística) vai construir um shopping de 62 mil metros quadrados para 188 lojas e um hipermercado. O local será na área do antigo ZD Costi, na Presidente Vargas. Investimento de R$ 120 milhões.

Empreendedores
Além de Rosso estão no negócio o empresário Sérgio Maia, diretor presidente Trust & CO Investimento. Ele que já foi executivo da Rede Sonae antiga dona dos hiper Big e Nacional (hoje Walmart), tem altíssima experiência em comércio. Já o empresário Valmir Maram da Paysage Empreendimentos, estudou direito na UPF em Passo Fundo, mas não concluiu o curso aqui. Conhece um pouco o mercado regional.

Queda
Reação do mercado financeiro em relação ao desempenho de Dilma Rousseff nas pesquisas: bolsa cai e dólar sobe.

Gostou? Compartilhe