OPINIÃO

Fatos - 01/10/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Encalacrados
Se alguém pensou que não daria em nada, errou o pulo. O resultado apresentado ontem pela Polícia Civil em relação a fraude das catracas, denunciada de forma corajosa pelo atual presidente da empresa Tadeu Karczeski, revela que há uma enorme possibilidade de os envolvidos serem punidos com o rigor da lei. O grande problema quando a denuncia foi feita era identificar os envolvidos. Mas, a habilidade do delegado Claudio Belcamino, da 2ª D.P. e seus agentes, conseguiram juntar o máximo de provas para tornar a punição legal algo real. Diria que os envolvidos, cujos nomes não foram revelados pela própria polícia, estão encalacrados. Volto a repetir o que disse em uma das colunas da semana passada: o crime não compensa.

Firmeza
O diretor da Codepas Tadeu Karczeski assumiu no peito a bronca. Recebeu ameaças, foi criticado internamente, enfrentou mobilização, mas não esmoreceu diante do fato grave. Levou até o fim e agora promete confrontar as informações do inquérito com os da sindicância. O mais importante a partir deste resultado é evitar que novos golpes contra a empresa pública sejam dados e, no caso da Codepas, torna-la viável e bem gerida para que preste um serviço de qualidade para a população. Este será um grande desafio.

Doutor
O juiz passo-fundense Maurício Ramires, defendeu ontem sua tese de doutorado perante a banca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, obtendo 18 pontos. Dessa forma tornou-se Doutor em Direito Constitucional com Distinção e Louvor. O orientador foi o renomado Professor Doutor Jorge Miranda. Ramires atua como juiz no Foro local e esteve à frente da direção do Fórum até bem pouco tempo.


Reação
Foi feroz a reação do mercado financeiro em relação ao resultado das pesquisas, que apontam a presidente Dilma Rousseff, PT, com boas chances de se eleger já no primeiro turno. Segundo a agência Reuters a Bovespa fechou a terça-feira com o maior recuo mensal desde maio de 2012. Já o dólar fechou setembro com a maior alta mensal em três anos. Analistas acreditam que, se as chances de reeleição da presidente Dilma continuarem crescendo, essa escalada não deve dar trégua.

Manifesto
Uma repetição do que já vimos em 2002, quando Lula subia nas pesquisas. Terror do mercado. Para acalmar os ânimos às vésperas da eleição, a presidente Dilma deve lançar um manifesto assumindo compromissos econômicos que sejam possíveis e realizáveis. Mas, principalmente, deve anunciar o substituto de Guido Mantega. A espera.

Decisivo
Dias decisivos para os candidatos a deputado federal e estadual. A hora do eleitor escolher é esta. Faz feio, muito feio quem polui visualmente os canteiros da cidade e não cumpre com as regras de colocação e retirada deste material. Alguém acredita que o eleitor defina o seu voto por uma propaganda instalada no canteiro? SQN.

Gostou? Compartilhe