Com o atendimento de mais de 600 alunos das escolas municipais de Educação Infantil, com idade de 3 a 6 anos, a Prefeitura de Passo Fundo começou a entregar os primeiros óculos do Programa Olhar de Criança.
O encontro ocorreu nessa quarta-feira (01), na EMEI José Antônio Falcão, no Bairro São Luiz Gonzaga, onde todas as crianças realizaram um exame mais técnico e oito receberam os seus óculos.
“É um programa muito legal e uma oportunidade de realizar um diagnóstico e tratamento para as nossas crianças, melhorando a qualidade de aprendizado e proporcionando um cuidado no início de sua vida”, frisou o prefeito Luciano Azevedo, no momento da entrega dos óculos aos pequenos alunos, com todo o custo assegurado pelo município.
Até o momento, foram atendidos 600 alunos. Desse número, 97 foram encaminhados para exames mais detalhados, 30 já foram atendidos por um oftalmologista e 15 crianças já tiveram seus óculos encaminhados para confecção.
Para Davi Cigognini, avô de Weslei, de 6 anos de idade, o programa é mais um dos acertos da administração municipal. “Nós percebíamos que para ver televisão, o garoto ficava próximo demais. Com a realização de todos os exames feitos pela Prefeitura ficou constatado a necessidade do óculos, que recebemos hoje sem custo algum”, disse.
A diretora da EMEI José Antônio Falcão, Regina Terre, ressalta que é importante ter o diagnóstico antecipado, para em seguida iniciar o tratamento. “Agradecemos esta parceria proporcionada pelo município, junto a escola e a família, melhorando a qualidade de vida e estudo dos alunos”, finalizou.
A Prefeitura disponibiliza além do teste prévio nas escolas, o transporte das crianças, acompanhadas pelos pais para a realização dos exames junto ao Hospital de Olhos. Posteriormente, a ótica autorizada coloca à disposição 14 modelos para serem escolhidos pelas crianças e confeccionados.
O Programa Olhar de Criança funciona em três diferentes etapas: na primeira, a criança faz um teste de visão na escola. Caso seja detectado algum problema, um novo teste é realizado no Hospital de Olhos para apontar se há a necessidade do uso de óculos.
O programa tem como objetivo atender as mais de 2.300 crianças com idade entre 3 e 6 anos, matriculadas na rede municipal de Educação Infantil do município.
Programa Olhar de Criança começa a entregar primeiros óculos
· 1 min de leitura