Passo Fundo participa de estudo de desenvolvimento

Em âmbito estadual, o estudo incentiva as potencialidades de cada cidade

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Identificar ativos para a inovação e a sustentabilidade, além de incentivar as potencialidades de cada cidade e investir em recursos benéficos para as pessoas, são algumas das ações contempladas no Projeto Desenvolvimento Econômico e Espacial do Rio Grande do Sul, promovido através de um convênio firmado ente a UNISINOS e a AGDI.

O trabalho engloba a coleta de dados com atores chaves de municípios, representantes do setor público, universidades e empresários. Passo Fundo participa da iniciativa como um dos atores importantes da Região Norte do Estado.

Com coordenação do professor Marcelo André Machado, da UNISINOS, o projeto também tem apoio do Banco Mundial. As atividades contam com a condução e metodologia do especialista norte-americano em Estratégias para o Desenvolvimento Regional Sustentável, professor doutor Marc Weiss, presidente e CEO da Global Urban Development Update (GUD)  e professor da Universidade de Columbia (EUA).

De acordo com Weiss, o modelo de Estratégia Econômica Metropolitana estuda nas cidades os temas que envolvem inovação sustentável e prosperidade inclusiva. Desta forma, procura-se traçar um conjunto de ações para uma política industrial do Estado, em função de aptidões regionais identificadas, propor metodologias para diagnósticos e planos regionais, sempre ao lado de premissas inovadoras.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, é uma oportunidade de Passo Fundo se colocar ainda mais entre as cidades destaque do Estado. “Temos um trabalho que vem sendo feito pela administração municipal, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local do Município de Passo Fundo (PEDEL), que caminha justamente para criar caminhos de unir todos os agentes da cidade, a fim de criar uma marca de Passo Fundo. É um trabalho que deixa de ser individual para ser coletivo e unir todas as potencialidades que temos aqui”, ressaltou.

O professor Marc Weiss ressalta que o município já tem um bom trabalho neste sentido para criar uma rede de conexão. “Podemos ajudar a pensar estratégias de como implementar esse desafio em Passo Fundo. Já existe um grupo sofisticado de lideranças”, frisou.

O PEDEL é uma ferramenta que ajudará na avaliação de tendências e perspectivas para economia e sociedade, tanto no âmbito municipal quanto regional. A ação contribui para um trabalho conjunto, com a ideia de modernizar a estrutura física e estética da cidade e impulsionar os principais potenciais e riquezas dos ativos tecnológicos presentes.

Durante o encontro, ocorrido na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com posterior roteiro de deslocamento aos principais pontos de relevância econômica e pujante da cidade, foi fundamental o auxílio prestado pelo voluntário e intérprete do Festival de Internacional de Folclore de Passo Fundo, Rodrigo Schemkel, e do coordenador do CIOFF-RS, Paulo Dutra.

Gostou? Compartilhe