A Prefeitura de Passo Fundo apresentou na tarde dessa quarta-feira (01), o estudo que identificou a demanda de cursos profissionalizantes para atender as necessidades das empresas do setor industrial da cidade.
Durante três meses, foi desenvolvida a ação a partir de um questionário online coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação Comercial Industrial de Serviços e Agronegócio (ACISA),Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Associação das Micro e Pequenas Industrias de Passo Fundo (AMPIP), sobre a necessidade de qualificação de mão de obra no segmento da indústria, nas áreas do setor automotivo, têxtil, alimentício, metal mecânico, máquinas e construção civil, além de outros setores que compõe diferentes segmentos na cidade.
Com base nas informações apresentadas é possível traçar um planejamento. “O aumento da produtividade passa essencialmente pela qualificação dos profissionais, em um trabalho estruturado com as informações das necessidades das empresas. Desta forma, poderemos fortalecer e desenvolver cursos para para suprir a esta demanda diagnosticada”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva.
“Com este subsídio, podemos atender o empresário e propor um planejamento de ações em conjunto, tanto para consultorias tecnológicas, estimulando ainda mais as empresas da cidade", explanou durante a apresentação do trabalho a gerente regional do SEBRAE, Maria Martins Meyer.
A partir de agora, a próxima etapa é a realização do link entre as necessidades das empresas e instituições de ensino para estruturar cursos de capacitação que contribuam para alavancar a oportunidade de empregos e o mercado de trabalho. Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (54) 3314-5622.
Qualificação da mão de obra em Passo Fundo
· 1 min de leitura