O Programa Plantando em Casa, criado para auxiliar famílias na elaboração e manutenção de hortas domésticas e no atendimento de entidades e escolas do município, já distribuiu cerca de 770 kits de sementes desde seu lançamento, em dezembro de 2013.
As equipes do programa já realizaram em torno de 250 visitas técnicas, além de parcerias com a APAE, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Escola Estadual Cecy Leite Costa, além de empresas locais.
Na APAE são promovidos encontros semanais com um grupo de 10 usuários da entidade, que inclui encontros com os pais para a distribuição de sementes e orientação às famílias em relação às hortas horizontais e verticais. Atualmente, os alimentos produzidos estão sendo consumidos pelos usuários da APAE.
No trabalho realizado na Escola Cecy Leite Costa, a Secretaria do Interior, responsável pelo programa, recebeu o apoio da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, através do Programa Apoiar e Comprometer (PAC) e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “A procura de escolas, entidades e o apoio de empresários, demonstra que o cultivo e o consumo de hortaliças nos traz inúmeros benefícios. Estamos contribuindo para reduzir a carência da produção desses alimentos por meio do Plantando em Casa”, disse o gerente do programa, Juarês Baltazar dos Santos.
A secretária de Interior, Liliane Rebechi, afirma que a meta é atingir toda a população de Passo Fundo, direta ou indiretamente, com a intenção de incentivar um hábito alimentar saudável e contribuir para a qualidade de vida de todos.
Durante a visita técnica da equipe do Programa Plantando em Casa, são repassadas orientações sobre a escolha do local apropriado para o plantio, as sementes indicadas conforme o solo e posição solar, além da importância da rotação de culturas para evitar doenças fúngicas e pragas. O gerente do programa, esclarece que existe uma carência muito grande destes alimentos, já que são produzidos apenas 4% do consumo de hortifrútis no município.
Quem tiver interesse em solicitar sementes para plantio em casa ou necessitar de assistência técnica deve entrar em contato com a Secretaria do Interior através do telefone (54) 3311-1193.
Programa já distribuiu mais de 770 kits de sementes
· 1 min de leitura