OPINIÃO

Um longo caminho a ser percorrido

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O turismo foi à pauta central da reunião almoço dos diretores da Accias na terça-feira (30). Para falar sobre o tema foi convidada a senhora Maria Vanda Krepinski Groch. Com uma vasta experiência acumulada ao longo dos últimos vinte e cinco anos, a Coordenadora do Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos enfatizou o potencial do Alto Uruguai. Ela falou acerca do Projeto Ipê e Azaléia - Colorir Caminhos, que foi o tema central do último Fórum realizado recentemente em Erechim.

I I

Diferentemente de outras regiões do RS onde o turismo se consolida como 
importante atividade econômica, a região norte do RS não consegue avançar. Com exceção de Marcelino Ramos e Três Arroios, que mantém seus balneários de águas termais em funcionamento o ano todo, os atrativos existentes na região são pouco conhecidos. A falta de um projeto integrado para o setor entre os municípios pode ser apontado como um entrave.

I I I

Exemplo a ser seguido vem dos Campos de Cima da Serra. Na pequena Cambará do Sul e cidades próximas como São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, a natureza selvagem e seus invernos gelados tem atraído turistas. O número de hotéis, pousadas, restaurantes cresce com o comércio. Objetivando ampliar os atrativos, dentre os quais a beleza de seus cânions da Serra Geral e Aparados da Serra, já está sendo oferecido o Roteiro dos Quintais, que coloca o visitante diante da realidade dos hábitos do gaúcho serrano.

I V

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai vêm tratando do tema há bastante tempo. O suporte dos governos do Estado e da União poderia contribuir. Os gestores municipais e os dirigentes das 
entidades empresariais tem no SEBRAE um forte aliado, com cases de sucesso em todo o RS e o país. A palestra na reunião da Accias provocou inúmeras reflexões e o tema deverá entrar definitivamente na ordem do dia. O curso de Turismo da Faculdade Ideau, que já formou inúmeras turmas, também pode contribuir para pavimentar o caminho.

Curtas:


# O Ministério da Educação anunciou que o município de Erechim vai oferecer 55 vagas para o curso de Medicina por ano.

# A maior cidade do Alto Uruguai está entre as 39 de diferentes regiões do 
país selecionadas pelo governo federal para ofertar o curso.

# Para determinar o número de vagas oferecidas foi levada em consideração a estrutura de equipamentos e programas de saúde SUS.

# O edital para a seleção da instituição de ensino superior que será 
responsável pelo curso de Medicina em Erechim será lançado no dia 22 de 
outubro.

# A expectativa é de que o vestibular de Medicina deva acontecer já no 
primeiro semestre de 2015.

# Profissionais de imprensa e os veículos de comunicação já receberam o convite para o Café da Manhã que a Imed está oferecendo na manhã de quarta-feira (8) no Restaurante Casa Rosada do Vila Vergueiro Hotel.

# Na oportunidade  a direção da instituição de ensino superior de Passo Fundo, que está completando uma década, vai apresentar os diferenciais do curso de Medicina que passará a ser oferecido.

Gostou? Compartilhe