A Prefeitura de Passo Fundo está realizando os serviços referentes ao Programa Eficiência Energética, em parceria com a RGE. O programa consiste na instalação de entrada de luz de forma gratuita para famílias de baixa renda.
A partir da parceria entre a administração pública e a companhia de energia elétrica, 87 famílias do Loteamento Parque do Sol são beneficiadas.
As instalações iniciaram na semana passada, conforme informações do secretário da Habitação, João Campos. O secretário explica que o serviço é direcionado às famílias de baixa renda, que devem estar inscritas no CadÚnico e na Secretaria da Habitação. “É preciso que a família solicitante esteja inscrita em algum programa do Governo Federal, como por exemplo, Bolsa Família”, esclareceu. Ainda, a renda da família interessada não deve ultrapassar R$ 1.600,00 mês.
O programa tem como objetivo atender áreas de regularização fundiária e no entorno, a fim de possibilitar a instalação da caixa de luz e fiação, além da distribuição de um kit composto por lâmpadas econômicas e estrutura de fiação adequada. “Por meio desse cadastro, as famílias de baixa renda são beneficiadas. Os moradores pagarão pela energia consumida com uma conta especial de cobrança, que reduz a tarifa”, salientou João Campos.
O Programa Eficiência Energética atende uma necessidade básica das famílias, que é o acesso à energia elétrica, o que proporciona mais qualidade de vida a partir da entrada de luz padrão, além de diminuir os riscos de incêndios e acidentes elétricos, muitas vezes provocados por ligações inadequadas e clandestinas.
A parceria da Prefeitura de Passo Fundo com a RGE já beneficiou outras 120 famílias no Bairro José Alexandre Zachia, no ano passado.
Iniciam trabalhos do Programa Eficiência Energética
· 1 min de leitura