OPINIÃO

O rescaldo de cinco de outubro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O resultado das eleições para presidente da República e governo do Estado colocou em cheque a credibilidade dos institutos de pesquisa. Os 40,40% dos votos de José Ivo Sartori (PMDB) e os 32,57% de Tarso Genro (PT), confirmam a tradição de alternância dos gaúchos. Já a eleição nacional, que garantiu a presidente Dilma (PT) 41,59% dos votos e Aécio Neves (PSDB) 33,55% dos votos, à possibilidade de reeleição. A campanha para o segundo turno está em curso, e como afirmou o atual inquilino do Palácio Piratini, “agora é zero a zero, bola no meio do campo, uma nova eleição”. A frase de Tarso serve para o Rio Grande e o Brasil.

I I
Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral – Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto, a candidata Dilma (PT) contabilizou 7.652 votos, 1.990 votos a menos do que recebeu em 2010. Já Aécio Neves (PSDB) fez 14.017 votos, 1.746 votos a mais do que José Serra (PSDB) há quatro anos. Para o governo do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori (PMDB) fez 9.844 votos, 3.237 votos a mais do que Yeda Crussius (PSDB) e 4.101 a mais do que José Fogaça (PMDB), segundo e terceiro colocados na eleição passada.

I I I
Dentre os candidatos mais votados na 70ª Zona eleitoral e reeleitos para a Assembleia Legislativa é possível constatar oscilações expressivas em relação a 2010. Campeão de votos na eleição anterior e nesta última Gilberto Capoani (PMDB) obteve no último dia cinco 3.751 votos e na eleição passada 4.656. O deputado petista Altemir Tortelli somou agora 968 votos e em 2010 foi o segundo mais votado com 2.834. É provável que parte dos votos dados a Tortelli na anterior foram para Rene Ceconello (PT) que recebeu o apoio do grupo do ex. prefeito Dino Giaretta e obteve 1.509 votos mas não se elegeu. Uma queda menos expressiva foi a de Gilmar Sossella (PDT), que contabilizou 2.131 votos, 531 a menos em relação a outra.

I V
Ivar Pavan (PT), ex-titular da SDR foi há quatro anos o mais votado nos seis municípios entre os candidatos a Câmara Federa. Neste ano, Pavan tentou novamente a eleição sem sucesso, e obteve 2.123 votos, 1.496 a menos do que na anterior. O segundo mais votado há quatro anos, Afonso Hamm (PP) saltou dos 2.322 votos para 2.982 votos. Situação inversa ocorreu com José Otávio Germano (PP), que fez 537 votos, 689 a menos. Os deputados Luiz Carlos Hainze (PP), Luiz Carlos Busato (PTB) e Alceu Moreira (PMDB) aumentaram expressivamente a votação em relação a 2010. O deputado do PP fez 1.855 votos, do PTB 1.718 votos e o do PMDB 1.249 votos.
 
Curtas:
# A professora Gladir Fagundes Wolffenbütel será a Patrona da XV Feira do Livro de Getúlio Vargas que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro.
# Natural de Passo Fundo, a educadora é formada em Letras pela UPF, tendo trabalhado em escolas públicas na sua cidade natal, Antônio Prado, Candelária e Getúlio Vargas, onde reside há 30 anos.
# O professor Nelson Rogalski (PP), 1º secretário da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas se licenciou.
# A advogada e suplente Lorena Maria Webber (PP) assumiu a titularidade na sessão realizada no dia dois de outubro.
# Durante a ausência de Rogalski, o 2º secretário, vereador Nilton Scariot (PT), assumiu o posto na mesa diretora da casa legislativa.
# A bancada progressista da Câmara de Getúlio Vargas teve aprovado requerimento que propõe a realização de homenagem ao 1º Tenente Gilberto Perez da Silva.
# Há 33 anos atuando na corporação, o oficial da Brigada Militar trabalhou em diferentes regiões do Estado e recentemente optou em passar para a reserva.
# Desde 2010, o Tenente Perez responde pelo comando do 1º e 2º Pelotões de Policiamento Ostensivo que abrange Charrua, Floriano Peixoto, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Sertão.

 

Gostou? Compartilhe