No Dia do Professor, a Prefeitura de Passo Fundo realizou a solenidade de distinção ao Professor Emérito do ano. A professora Rejane Maria de Almeida Inchoste foi a homenageada pela paixão em educar crianças e jovens nos mais de 31 anos de trajetória na área da educação.
O ato foi realizado na manhã dessa quarta-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, no Bairro Zachia, e iniciou com a apresentação da violinista e aluna, Ana Carolina Ferreira dos Santos. A escolha do local tem um motivo especial: Rejane atua há 29 anos na escola, sendo 16 anos no cargo de diretora, funções que consolidaram a figura forte de quem acredita no poder maior da educação.
A professora Rejane recebeu a homenagem com a medalha Professor Emérito 2014. Com graduação em Ciências, Rejane é especialista em Matemática e Gestão Escolar. Após agradecer a família, colegas e toda a comunidade, a professora lembrou dos personagens que passaram por sua vida. “O autor mais importante de toda minha caminhada é a comunidade José Alexandre Zachia. Obrigada por vocês me ensinarem o verdadeiro amor, a caridade e a gratidão”, ressaltou Rejane.
Para representar os pais, as mães Celi Mancuso e Liliane Maria Rodrigues do Nascimento fizeram uma pequena homenagem para agradecer a professora que se tornou um ícone do bairro. Também, o ex-aluno Evandro Meireles agradeceu a professora que o ensinou. “É um orgulho ter sido teu aluno. São 29 anos, uma vida. A professora Rejane nos ensinou a ter amor, um exemplo para nós. Se somos o que nos tornamos, devemos isso a você”, finalizou.
O secretário de Educação, Edemilson Brandão, frisa que o Dia do Professor deve ser lembrado sempre. “A vida do professor é marcada por momentos impactantes. Nada se construiria não fosse pelo papel do professor. Temos a missão de mudar a vida das pessoas. E, hoje, a Rejane sintetiza isso”, observou.
Por fim, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, parabenizou todos os professores e lembrou que a homenagem de Professor Emérito contou com uma quebra de tradição: o ato, que comumente era na Câmara Municipal de Vereadores, foi realizado na própria escola. “Fizemos a entrega aqui porque é na escola que as coisas acontecem, que o aluno evolui. Aqui é o lugar de homenagear a educação. A Rejane retrata o que de melhor a educação pode fazer. É uma homenagem não apenas pela carreira, mas pela vida”, ponderou.
O prefeito Luciano ainda estendeu a homenagem para todos os professores municipais, no destaque do empenho de cada um dos profissionais.