Difícil acordo
O deputado estadual reeleito para o terceiro mandato, Gilberto Capoani, PMDB, levanta importante situação sobre o número de bancadas formadas para a próxima legislatura na Assembleia Legislativa. Serão 15 ao todo, contra nove da atual, sendo que boa parte, com apenas um deputado. Isso representa dizer que as reuniões de líderes terão participação de 15 deputados e os acordos para votações e outras tramitações da Casa devem passar pelo consenso deste grupo. As sessões plenárias, por exemplo, poderão se tornar menos ágeis já que cada líder tem cinco minutos como líder de bancada e cinco como líder partidário. O que mais preocupa, porém, é o gasto que o Parlamento terá, já que bancadas tem mais assessores. Capoani já pensa em sugerir alteração no regimento interno.
As origens
As eleições também mexem com história e estatística. Neste segundo turno, no Rio Grande do Sul disputam candidatos nascidos em São Borja (Tarso) e em Caxias do Sul (Sartori). No Período Republicano, entre eleitos e nomeados, cada município teve três governadores. São Borja esteve no Piratini com Getúlio Vargas, Ernesto Dornelles (duas vezes) e Tarso Genro. Caxias do Sul colocou os governadores Euclides Triches, Pedro Simon e Germano Rigotto. Agora, se José Ivo Sartori vencer, será o quarto governador caxiense. Se Tarso Genro for reeleito será o quinto mandado de um são-borjense.
Emoção
Uma mensagem singela em uma matéria elaborada para prestar homenagem aos nossos mestres causou a maior emoção ontem na professora aposentada Lenir Marcheti dos Santos, 70 anos. Ela foi citada pelo prefeito Luciano Azevedo como a professora que mais lhe marcou, especialmente pela sensibilidade, dedicação e comprometimento. A lembrança documentada pelo ilustre ex-aluno comoveu a professora, que recebeu telefonemas de muitas pessoas durante todo o dia, incluindo ex-alunos.
O Javali e o avião
Um voo da Azul atropelou um javali, na terça-feira, no Aeroporto Lauro Kortz. O animal entrou na pista exatamente no momento do pouso da aeronave e causou medo nos passageiros que estavam a bordo. Não foi a primeira vez. Há cerca de 15 dias, um episódio semelhante ocorreu no mesmo local, embora os responsáveis pelo terminal e as empresas operadoras dos voos não confirmem. A informação sobre o incidente de terça foi relatado por uma leitora de ON que estava no avião.
Perigo
A situação é reflexo da falta de segurança da pista, pois o local não é cercado devidamente e, também, pela proliferação de javalis no Estado, conforme matéria publicada por ON no final de semana. O fato é que as autoridades devem pensar em uma medida urgente, antes que o incidente se transforme em um acidente com proporções mais graves.