O arquiteto Manoel Dória liberou as primeiras imagens do projeto do Passo Fundo Shopping, empreendimento que será construído a partir de 2015 no coração do Bairro São Cristóvão, em Passo Fundo. Dória, que é sócio-proprietário da Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, com escritórios em Curitiba e Florianópolis, contabiliza a criação dos projetos de mais de 50 centros de compras no país e no exterior. Segundo Dória, o projeto, que está em desenvolvimento há aproximadamente três meses, tem diversas características inovadoras para o segmento, especialmente porque acompanha e respeita as particularidades do terreno que tem cerca de 25 metros de desnível a partir da Avenida Presidente Vargas. “O projeto respeita a topografia do terreno não agredindo a escala da cidade. Quem passará pela avenida verá o Shopping em uma escala harmoniosa, respeitando as características urbanísticas do seu entorno. Quando visto de baixo, o shopping já ganha outra dimensão, com três pavimentos“, explica.
Seguindo um conceito inovador, o centro de compras terá arquitetura aberta, ou seja, com corredores amplos, confortáveis e com aproveitamento da iluminação natural. “Buscamos trazer uma linguagem moderna com linhas puras, desenho “limpo” para que as pessoas sintam a referência da modernidade de sua arquitetura e para que elas vivam experiências novas dentro o shopping. Vai ser um local atrativo para passear, namorar, encontrar os amigos e também para consumir”, destaca. Mas o grande diferencial do projeto, segundo o arquiteto, é a exploração da visibilidade da paisagem externa a partir do interior do empreendimento. “O diferencial é a valorização das características naturais do terreno, especialmente pelo paisagismo significativo existente, que será valorizado e vai complementar o conceito arquitetônico do empreendimento”, finaliza.
Passo Fundo Shopping
O Passo Fundo Shopping foi projetado com seis salas de cinema de última geração, um hipermercado e aproximadamente 280 operações, entre lojas âncoras, satélites, quiosques, ampla praça de alimentação e praça “gourmet”. O shopping vem sendo aguardado com grande expectativa pelos lojistas e principalmente pelos consumidores de toda a região Norte do Estado. O projeto arquitetônico está em fase de finalização e deve ser encaminhado para aprovação nos órgãos competentes a partir da próxima semana. No dia 20 de novembro, ele será apresentado ao público em um grande evento na Casa do Bosque. A inauguração está prevista para o final de 2016. O investimento será de cerca de R$ 120 milhões.