Uma frente fria muito forte começou a atuar nesta quinta-feira (16) na Região Norte do Rio Grande do Sul. Prevista para entrar somente nesta setxa (17), a frente fria chegou mais cedo e provocou temporal em algumas áreas isoladas, inclusive com queda de granizo. Em Passo Fundo, no início da tarde, por cerca de 20 minutos as rajadas de vento foram de 60 km/h a 80 km/h, conforme informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
“Essas condições irão permanecer até domingo (19), todos os dias pode ocorrer como aconteceu nesta quinta-feira. É uma frente fria muito forte que vai demorar a passar, principalmente no Norte do estado”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Quando a frente fria entrou na região, no início da tarde, a temperatura era de 30ºC. “Exatamente onde se tem uma temperatura de 30ºC e se dá o choque da frente fria com ar quente é que ocorre que se formam estes temporais”, salienta.
Para esta sexta-feira (17) a previsão é de temperaturas elevadas e possibilidade de temporais em praticamente todas as regiões do estado, conforme o Centro Estadual de Meteorologia. Áreas de instabilidade atmosféricas continuam a se formar por conta do forte aquecimento e da alta umidade do ar. As instabilidades mais fortes com maior risco de temporais ficam nas regiões da Campanha, Depressão Central e Metropolitana. Nas demais regiões as condições de temporais são menores, mas não se pode descartar, principalmente no decorrer da tarde. As temperaturas seguem altas no Estado com máxima em torno de 35°C no Alto Vale do Uruguai
Aeroporto
O terminal do Aeroporto Regional de Passo Fundo Lauro Kortz alagou em virtude de um destelhamento parcial. Até este momento, os voos estão confirmados. Cerca de 10 folhas de telhas de amianto foram quebradas e o Corpo de Bombeiros instala uma lona no local.
Leia também