Campanha
O vice-presidente da República Michel Temer esteve ontem em Passo Fundo como candidato a reeleição. Além do encontro com a militância dos partidos que compõe a aliança de Dilma Rousseff, PT, para motivar nesta última semana antes da eleição do segundo turno, Temer aproveitou para fazer visitas. Mesmo estando na condição de candidato, Temer foi recebido com status de vice-presidente da República na prefeitura, na Universidade de Passo Fundo e também na Imed. Não poderia ser de outra forma, já que a legislação permite que os detentores de cargos eletivos possam fazer campanhas sem se licenciar. Na prefeitura, que recebeu o vice-presidente foi o vice-prefeito Juliano Roso, PCdoB, aliado do PT nestas eleições. O prefeito Luciano Azevedo não estava presente, mesmo porque o PPS apoia a candidatura de Aécio Neves, PSDB.
Acompanhado
Na comitiva, acompanhando o vice-presidente, várias lideranças do PMDB, mesmo aquelas que não se engajam na campanha pela reeleição da presidente Dilma. Disse um peemedebista histórico que o partido está dividido, mas garante que o grupo pró Aécio é maior do que o pró Dilma.
Trânsito
O vereador Márcio Patussi, PDT, manifesta preocupação em relação as frequentes alterações nas vias da cidade. Ele pediu ao Executivo informações sobre as intervenções no trânsito. Também questiona se existe um plano de mobilidade urbana em discussão para tratar aspectos futuros do trânsito de nossa cidade, pois entende que há necessidade de projetos permanentes para melhorar o fluxo e criar vias alternativas na cidade. Patussi ainda pediu informações sobre as obras do Anel Viário, bem como se existe interesse por parte da administração municipal na ampliação do projeto.
Frequência
Nunca antes na história, secretários de Estado visitaram tanto Passo Fundo como nas últimas semanas. Três em menos de dois dias com atividades diversas no município e na região. Vamos ver se a frequência será a mesma depois das eleições.
Repetição
Os debates tem sido uma repetição de acusações e muito, mas muito pouco para a troca de ideias e informações sobre os projetos dos presidenciáveis. Lastimável que prevaleça a tática marqueteira de tentar destruir o adversário com acusações, em sua maioria das vezes, leviana e sem nexo.
Disputado
De qualquer forma, analisando a partir do resultado das últimas pesquisas (quase todas com empate técnico), a campanha será disputada voto a voto até o finalzinho. Uma disputa que há muito não se tinha no país.