Prefeitura trabalha para recuperar estragos do temporal

Sete escolas tiveram danos, especificamente, problemas nos telhados, com quebra de telhas e estruturas arrancadas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O forte temporal que atingiu a cidade de Passo Fundo na tarde de quinta-feira (16), com ventos superiores a 80 quilômetros, causou estragos e destruição em algumas escolas da rede pública do município. Sete escolas tiveram danos, especificamente, problemas nos telhados, com quebra de telhas e estruturas arrancadas.

O prefeito Luciano Azevedo, acompanhado de secretários, engenheiros da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Defesa Civil, visitou as escolas Daniel Dipp, no Bairro Hipíca, Chapeuzinho Vermelho, no Bairro Jardim América, e Margarida, no Bairro José Alexandre Zachia, a fim de estimar os danos materiais e a forma imediata de recuperação dos espaços de ensino.

“Os temporais são algo sem previsão. Estamos contabilizando os prejuízos e já iniciamos ações para sanar os problemas. Tão logo a chuva termine, será possível definir ações de forma mais tranquila, para proporcionar qualidade e segurança aos alunos e professores com reformas amplas e definitivas”, disse Luciano, que pediu a colaboração e compreensão da comunidade.

Uma das escolas municipais mais comprometidas é a Daniel Dipp, local visitado pelo prefeito Luciano. As fortes rajadas de vento arrancaram completamente o telhado de zinco de um dos prédios da estrutura física da escola, atingindo a rede de energia elétrica. Com o estrago, todo o bairro ficou sem luz.
Conforme o secretário de Educação, Edemilson Brandão, haverá um esforço para que todas as escolas atingidas possam retornar ao atendimento o mais rápido possível. “Nossa preocupação é com a segurança dos alunos. As aulas nestes locais só devem retornar quando estivermos com ambientes adequados e seguros”.

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou ainda na manhã dessa sexta-feira (17), a limpeza e o recolhimento do material do telhado danificado, desobstruindo a rua e a escola. Conforme previsão da diretora Leonize Colla, as aulas na Daniel Dipp, possivelmente, devem retornar na terça-feira (21), quando serão utilizadas as salas de leitura, vídeo e da biblioteca, além de outros espaços da escola.

Nas demais escolas, haverá a colocação de lona e conserto de forro, além do restabelecimento da energia elétrica.

Gostou? Compartilhe