Os estragos causados pelo temporal de quinta-feira começaram a ser reparados na sexta. Pela manhã, o Corpo de Bombeiro ainda distribuía lonas para a cobertura de residências que foram danificadas pelos ventos e chuva do dia anterior. No total, mais de 60 famílias procuraram auxílio. Além disso, danos foram registrados na rede elétrica em vários pontos e árvores e galhos caíram em diversos pontos da cidade. Até o fechamento desta edição, pelo menos 3,8 mil clientes da RGE permaneciam sem energia elétrica na região de Passo Fundo por causa de novos estragos na rede provocados pela chuva e vento da manhã de sexta-feira.
Devido aos estragos, a Escola Daniel Dipp teve de suspender as aulas na sexta-feira (17) e na próxima segunda-feira (20). Conforme a diretora Leonise Colla, o telhado de um prédio inteiro da escola foi arrancado pela força do vento durante o temporal. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. As salas de aula ficaram alagadas e o que sobrou da estrutura do telhado ameaçava desabar, o que levou ao cancelamento das atividades. “As crianças estavam em sala de aula quando o temporal arrancou o telhado. Felizmente ninguém se machucou, fizemos um cordão de isolamento para retirar todas as crianças da escola em segurança”, conta a professora.
Carro incendiado
A proprietária do veículo que foi incendiado ao entrar em contato com um cabo de alta tensão na Rua General Canabarro, Aline Maccari, conta como tudo aconteceu. Ela trabalha próximo ao local e costuma deixar o carro que ela e o marido usam para trabalhar estacionado nas proximidades. Os danos ao veículo foram grandes e ela precisará ficar sem ele por pelo menos 30 dias até que os consertos necessários sejam realizados. De acordo com ela, um funcionário da RGE a orientou sobre os procedimentos para resolução do problema e dos prejuízos causados.
42 mil sem energia
Na tarde de quinta-feira, logo após o temporal, mais de 42 mil clientes da RGE chegaram a ter o fornecimento de energia elétrica interrompido na região de Passo Fundo que compreende municípios como Marau, Soledade, Não-Me-Toque e Tapera. As equipes trabalharam para restabelecer a rede e na manhã de sexta-feira o número de clientes sem o serviço havia baixado para 3,3 mil. Devido a novos estragos causados pela chuva e vento, até o fechamento desta edição, pelo menos 3,8 mil clientes estavam sem energia. Na Rua Harry Becker, no bairro São Cristóvão, alguns postes ficaram danificados pelo vento. A empresa informou que o caso foi monitorado e equipes trabalharam ainda na sexta-feira para restabelecer a estrutura no local.
Granizo
Como previam os meteorologistas, no início da tarde de ontem (17), ocorreu chuva de granizo em alguns bairros de Passo Fundo. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, as nuvens carregadas que passavam pela cidade já indicavam, deste a quinta-feira, que poderiam ocorrer pancadas em pontos isolados da cidade, como aconteceu. Samapio alerta ainda que durante o final de semana há risco de temporal e de queda de granizo com mais intensidade.