O Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, foi de reflexão e de esclarecimentos na Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi realizado o Espaço Pedagógico com exposição de material e abordagem sobre segurança alimentar e nutricional na Faculdade de Educação (FAED/UPF) e um painel abordou o tema no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG/UPF). As atividades fizeram parte da Semana da Alimentação promovida pelo curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF).
As atividades foram baseadas no tema “Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar do planeta”. A professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, Cláudia Petry, foi uma das painelistas do evento realizado na quinta-feira (16/10) no ICEG e abordou o caminho da sustentabilidade na segurança alimentar a partir da agroecologia. “A alimentação atual está terrível. Cerca de 50% da população está com sobrepeso, existe a epidemia do câncer, hipertensão, diabetes. Isso reflete que o que estamos comendo não está refletindo numa boa saúde. Ressaltamos a importância da escolha de um alimento mais saudável”, destacou a professora.
A coordenadora do curso de Nutrição da UPF, Nair Luft, ressaltou que as ações realizadas buscam contribuir com a melhora da qualidade da alimentação. “A nutrição trabalha em prol da saúde de fazer com que as pessoas busquem escolhas certas na alimentação”, disse Nair.
Os participantes do painel também puderam conferir uma exposição sobre segurança alimentar e nutricional na FAED desenvolvida por acadêmicos do curso de Nutrição. Cinco aspectos foram destacados: alimentação na prevenção do câncer; prato saudável x fast food; diferença entre alimentos refinados e integrais; alimentos industrializados e seus perigos; e a importância da atividade física aliada à alimentação.
De acordo com a professora da disciplina Nutrição e Dietéticos do curso de Nutrição, Valéria Hartmann, a alimentação saudável é sinônimo de qualidade de vida. “A alimentação saudável dá mais trabalho. É muito mais fácil comprar uma comida pronta, rica em gordura, sódio e açúcar, do que preparar uma refeição. Com o ritmo atual, as pessoas procuram a praticidade, mas a alimentação saudável proporciona um ganho de qualidade de vida”, enfatizou Valéria.
Atividades no final de semana
As ações que iniciaram no dia 13 de outubro seguem neste final de semana. No sábado (18) serão realizadas ações educativas na Feira Ecológica, próxima à Praça da Mãe, e no domingo (19) haverá participação na caminhada do Hospital Ortopédico.