Depois de alguns meses de trabalho e diversas plenárias realizadas, o Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) finalizou o Plano de Expansão da universidade. A reunião aconteceu na manhã de sábado (18) e contou com a participação de estudantes, professores e servidores da universidade, além de representantes de movimentos sociais, conselhos municipais e instituições.
No novo plano, a UFFS pretende implementar no Campus Passo Fundo, até 2020, mais nove cursos na área da sáude. “Desde o mês de abril realizamos várias atividades que envolveram não só a universidade, mas também a comunidade em geral e, hoje, estamos estregando o documento final, o resultado deste trabalho de vários meses que apontou nove cursos da área da saúde”, comentou o diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias.
Entre os cursos a serem abertos estão psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia e nutrição. “Iniciaremos com aqueles que não precisariam mais do que já temos de insfraestrutura, especialmente na questão de laborátorios”, explica Vanderlei. Além disso, o diretor também destaca que o perfil da universidade é em oferecer cursos voltados para a comunidade e com um olhar especial para a saúde pública. “A opção por cursos na área da saúde leva em conta também a vocação da cidade de Passo Fundo para esta área e por ser uma cidade referência neste assunto, então queremos transformar a cidade também em um polo para formação desses profissionais”, salienta.
A partir de agora, com o plano finalizado, a demanda será enviada para o Ministério da Educação (MEC) e durante o ano de 2015 serão realizadas avaliações, para que ainda em 2016 ou no primeiro semestre de 2017 alguns cursos já passem a ser oferecidos. Enquanto isso não acontece, a universidade continua realizando vestibular para o curso de medicina. Nesta edição do vestibular serão oferecidas 31 vagas e no segundo semestre de 2015 mais 31.