Baixa umidade inspira cuidados com a saúde

Nos últimos dias o tempo seco elevou as temperaturas e baixou a umidade relativa do ar em Passo Fundo, alertando a população para manter cuidados com a saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O período da primavera é conhecido por potencializar algumas doenças respiratórias e alérgicas, especialmente pela baixa umidade relativa do ar. Neste ano, porém, esse fator vem se agravando e tem chamado a atenção dos gaúchos. Em Passo Fundo, a quarta-feira (22) registrou um nível de 20% de umidade, sendo comparada com níveis desérticos que vão de 10% a 12%. Além disso, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. Porém, para a meteorologista da MetSul, Estael Sias, o período não é comum, mas também não é raro, e pode acontecer com frequência especialmente durante a primavera. “Patamares de até 12% são considerados emergência, e de 12% a 20% são considerados níveis de alerta, entretanto, o alerta se configura quando os níveis se mantém baixos por um período prolongado”, salienta Estael.

O que  acontece nesta semana em todo Estado é a atuação de uma massa de ar seco muito intensa, que apesar de atuar depois de um período de instabilidade, conseguiu elevar rapidamente as temperaturas e baixar os índices de umidade, gerando desconforto para a população. “A baixa umidade caracteriza um índice que chama a atenção e que gera preocupação, mas que é de certa forma normal. Dificilmente teremos um período tão prolongado como acontece no Centro do país”, destaca a meteorologista. Mas, mesmo por poucos dias, a queda da umidade alerta para alguns problemas de saúde. Além do ar poluído, os olhos, a pele e as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Para evitar esses problemas, o médico pneumologista Tiago Teixeira Simon recomenda alguns cuidados:

Dicas

Manter o corpo hidratado: tomar bastante água é a primeira dica do médico para ajudar a aliviar os sintomas da baixa umidade.
Alimentação  saudável: a alimentação saudável deve ser mantida em todas as épocas do ano, mas o pneumologista salienta que neste período deve-se priorizar o consumo de frutas e verduras. “As frutas da época como a melancia, o abacaxi e o melão são frutas com bastante água e também ajudam na hidratação”.

Cuidados com a casa: Algumas atitudes em casa também ajudam a diminuir os transtornos, como lembrou o médico: "algumas dicas são simples e podem ajudar as pessoas, como evitar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia no quarto e a utilização de panos úmidos para a limpeza e a colocação de bacias com água em ambientes da casa", disse. O uso de umidificadores também está em alta e pode ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa, mas seu uso  deve ser controlado.

Gostou? Compartilhe