OPINIÃO

Fatos - 23/10/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acordo e reflexos
O acordo feito entre Sindicato dos Comerciários, Sincogêneros e Sincomércio, que estabelece o fechamento dos supermercados em um domingo por mês, a partir de 2015, terá reflexos diversos. O primeiro deles: os consumidores terão de ser bem informados sobre os domingos em que os estabelecimentos não estarão abertos para antecipar suas compras. Neste caso, os supermercadistas acreditam que haverá uma migração no movimento para as sextas-feiras e sábados. Neste primeiro momento, não estimam prejuízos nas vendas e apostam na reorganização dos consumidores. O segundo, para os trabalhadores foi um avanço porque terão garantido o domingo de folga, embora isso já ocorresse por sistema de rodízio em cumprimento a legislação trabalhista. O terceiro reflexo ainda é uma incógnita: como será o comportamento do consumidor regional que utiliza os domingos para fazer compras em Passo Fundo? E, por fim, os mercadinhos das vilas atendidos pelos proprietários poderão melhorar as vendas nos domingos de supermercados fechados.  

Entrevistas
As entrevistas com os candidatos ao governo do Estado Tarso Genro, PT, e José Ivo Sartori, PMDB, serão publicadas na edição do final de semana do Jornal O Nacional, com o material de apoio para o eleitor.  A exemplo do primeiro turno, as entrevistas foram produzidas pela Associação dos Jornais do Interior (ADI). Já as entrevistas com os candidatos à Presidência da República foram produzidas pela ADI-Brasil e serão publicadas na edição desta sexta-feira.  

Primor
A experiência e os anos de labuta dentro de uma redação fazem a diferença na hora de construir e escrever um pensamento com elegância, sutil, inteligente.  Não poderia esperar outra coisa do meu amigão Celestino Meneghini, colaborar de O Nacional. Recomendo a leitura da sua coluna semanal, que está edição de hoje, na página 4. Menega (com todo o respeito) o texto de hoje está um primor.

Paralelo
A disputa no Tribunal Superior Eleitoral para suspender propagandas eleitorais ofensivas dos presidenciáveis Aécio Neves, PSDB, e Dilma Rousseff, PT,  é uma das maiores da história das eleições presidenciais. Por enquanto, Dilma está levando a melhor. Foram suspensas mais propagandas do tucano do que do PT.

Apoio
O ex-prefeito Airton Dipp, PDT, gravou propaganda eleitoral para carro de som em que pede voto para Dilma e Tarso. Dipp integra o grupo trabalhista que apoia o PT nestas eleições. Na segunda-feira esteve em Passo Fundo especialmente para participar do ato político em favor da reeleição de Tarso.

Gostou? Compartilhe