Primeira ciclovia de Passo Fundo deve estar concluída em 30 dias

. A ciclovia terá duas faixas com extensão de 1,5 quilômetro de cada lado, entre as ruas Livramento, no Bairro Boqueirão, e Sete de Setembro, no Centro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou as obras de construção da primeira ciclovia da cidade, localizada ao longo do canteiro central da Avenida Brasil. Os trabalhos iniciais já modificaram a paisagem e aumentaram a expectativa dos moradores da cidade, em especial, do Boqueirão. Após um mês de serviços, a abertura do leito da ciclovia já está sendo concluída com a colocação da base para receber o asfalto.

O prefeito Luciano Azevedo, acompanhado do secretário de Obras, João Antônio Bordin, e do ex-prefeito de Passo Fundo, o engenheiro Fernando Machado Carrion, visitou a obra na manhã dessa sexta-feira (24). “É uma grande obra de mobilidade. As pessoas perceberão as melhorias na fluidez do tráfego e os benefícios de ter um local apropriado para andar de bicicleta em segurança, tanto para esporte ou lazer”, frisou Carrion.

O prefeito Luciano afirma que a intenção é fazer com que a população use a bicicleta para lazer, esporte e como meio de transporte, sendo uma alternativa ao carro. “É um processo de transição, tanto para a cidade se adequar ao novo modelo, quanto para que as pessoas possam acompanhar essa mudança de  hábito. O importante é que o primeiro passo foi dado e isso ajudará a alcançar uma cidade equilibrada entre o número de carros e a presença de ciclistas”, disse.

O investimento nas obras da ciclovia é de cerca de R$ 200 mil, com recursos da Prefeitura. A ciclovia terá duas faixas com extensão de 1,5 quilômetro de cada lado, entre as ruas Livramento, no Bairro Boqueirão, e Sete de Setembro, no Centro. O traçado é estruturado dentro dos canteiros e terá sinalização para travessia e orientações, sem tirar as características dos locais.

Conforme o secretário Bordin, as equipes de trabalho da secretaria também trabalharão no projeto do caminhódromo, que acompanhará a extensão da ciclovia. Após a fase de conclusão do leito, será feita a pavimentação asfáltica e a pintura.

Um segundo ponto da ciclovia será construído no canteiro central da Avenida Rui Barbosa, no Bairro Petrópolis, com 1,4 quilômetro. A obra deve começar no início de 2015.

Gostou? Compartilhe