Aconteceu nessa quinta-feira (23), o 1º Congresso de Professores Municipais de Passo Fundo. A atividade realizada no Igaí Eventos, reuniu profissionais das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que assistiram palestras e participaram de debates sobre os seguintes temas: Plano Nacional de Educação; Ética e relações de poder na escola; Magistério: rosto feminino; e A organização como tarefa da educação.
O tema central, “Para que professor?”, propõe uma reflexão acerca das dificuldades encontradas atualmente na área da educação. O congresso faz parte da capacitação para professores da rede pública municipal de ensino, dentro do Programa de Formação de Professores da Rede Municipal. Para o secretário da Educação, Edemilson Brandão, “os encontros são importantes para garantir o reflexo na formação docente e no atendimento das metas estabelecidas, no sentido de garantir qualidade para a educação”.
Um dos palestrantes, o diretor do Sindicato dos Professore da Rede Privada de Ensino do Rio Grande do Sul (Sinpro), fala sobre a organização enquanto tarefa da educação. “Os grupos sociais só são respeitados quando há organização e união”, declarou Amarildo Cenci, em relação a reivindicação da categoria por melhores salários e melhores condições de trabalho. Para ele, é necessário união e liderança, na busca pelo fortalecimento da educação como um todo.
Os professores receberão certificado de participação no congresso, promovido pelo Centro Municipal de Professores (CMP), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria da Educação.
Realizado 1º Congresso de Professores Municipais
· 1 min de leitura