O mundo da moda amanheceu de luto na última segunda-feira (21-10). Morreu, aos 82 anos, nos Estados Unidos, o estilista preferido das primeiras damas e celebridades americanas: Oscar de la Renta. Expert na arte de transformar mulheres em divas, o estilista deixa uma lacuna, mas, também, vestidos que ficarão para sempre na nossa memória e história.
Todas as primeiras damas americanas contemporâneas usaram suas criações. Em todos os tapetes vermelhos importantes, celebridades “desfilaram” os vestidos femininos, sensuais e modernos de Oscar de la Renta. Segundo o estilista, seu papel como designer era deixar as mulheres lindas, e nisso, ele era um mestre.
“Sempre senti que meu papel enquanto designer é fazer o melhor que posso para a mulher ficar o mais linda possível. Moda é somente moda quando as mulheres se vestem dela.” Oscar de la Renta
Oscar foi vencido pelo câncer. A doença apareceu em 2006, e, em 2013 o estilista declarou que estaria curado. Inclusive estava atuante na profissão. Apresentou sua última coleção para o verão de 2015 em setembro em Nova York, onde apareceu timidamente no final do desfile para os aplausos, e parecia bem. Além disso, outro trabalho seu muito comentado dos últimos meses foi a assinatura do vestido de noiva de Amal Alamuddin, que se casou com o ator George Clooney.
“Não tem ninguém na terra que faça uma mulher se sentir tão linda como Oscar de la Renta” Karlie Kloss
Enfim, Oscar de la Renta se foi. O mundo da moda perde no futuro. Mas, a história da moda ganha páginas e mais páginas de criações de um estilista que será para sempre lembrado pelo seu poder de fazer uma mulher se sentir a mais linda do mundo.