As inscrições para a 2ª edição da Colônia de Férias devem ser feitas até sexta-feira (31). O projeto é destinado para as crianças matriculadas nas escolas municipais de educação infantil que possuem pais trabalhando durante o período de férias da equipe escolar e não tem onde deixar os filhos. Nesta edição, as atividades terão cinco polos, três escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e dois Centros de Referência em Assistência Social (Cras). A organização é realizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Secretaria de Educação (Sme).
Os pais devem realizar a inscrição na escola em que o filho está matriculado e apresentar comprovante de trabalho. As atividades acontecerão em janeiro de 2015. O projeto existe desde o ano passado para atender a determinação do Ministério de Educação, baseado no parecer do Conselho Nacional, que prevê férias de 30 dias para todos os professores e funcionários das escolas municipais de educação infantil.
O objetivo da Colônia de Férias é oferecer momentos de recreação. “É um espaço que oferece atividades lúdicas com muita segurança para que os pais fiquem tranquilos. O local possui profissionais de qualidade. As crianças vão brincar, assistir filmes, teatro, ir na pracinha, tomar sorvete. São atividades para curtir as férias. É um momento de descanso”, explicou o secretário da Semcas, Saul Spinelli.
Ainda não há números oficiais de quantas inscrições foram realizadas, porque o processo está sendo feito em todas as escolas de educação infantil e os dados não foram computados ainda. Há cerca de 3 mil alunos matriculados na rede. No ano passado, 110 crianças foram inscritas e 52 delas participaram efetivamente. “O sucesso desse projeto não está no número de inscritos. Se tivermos 10 ou 300 crianças participando vamos atender da mesma forma”, revelou o secretário da Semcas.
Depois de concluídas as inscrições, os alunos serão distribuídos nos cinco polos conforme a proximidade da residência. As atividades serão oferecidas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, segundo o horário em que a criança frequentou a escola durante o ano de 2014.