Uma mudança na Rua General Osório criará uma alternativa para quem precisa passar pelo Centro e não quer utilizar a Avenida Brasil. Em aproximadamente três semanas a via passará a ter mão-dupla em toda a extensão entre as ruas Benjamin Constant (Centro) e Mascarenhas (Vila Luiza). A Prefeitura já trabalha na colocação dos suportes para os novos semáforos que serão instalados para dar mais segurança em alguns cruzamentos. O objetivo é diminuir o fluxo da Avenida Brasil.
O secretário de Segurança Pública João Darci Gonçalves da Rosa explica que hoje a via Já tem mão-dupla desde a Rua Mascarenhas até a Avenida 7 de Setembro. As alterações permitirão que a mão-dupla seja ampliada e torne a via uma alternativa para o deslocamento entre bairro e centro sem que haja a necessidade de se utilizar a Avenida Brasil. Para dar mais segurança a quem for utilizar o trajeto, semáforos serão instalados nos cruzamentos com as ruas Capitão Araújo, Teixeira Soares, General Netto, Fagundes dos Reis e Benjamin Constant.
Para que as alterações sejam efetivadas é necessária a conclusão da colocação dos semáforos e adequação das sinalizações horizontais e verticais. Conforme Gonçalves isso dependerá do clima e a previsão é de que no máximo em três semanas todo o serviço já tenha sido realizado. Depois de concluídas as alterações, faremos a divulgação para alertar os motoristas e começaremos a utilizar a via com mão-dupla”, reforça. Além disso, adequações serão realizadas nas ruas transversais como XV de Novembro e Capitão Eleutério para adequar os cruzamentos. Nesta última, por exemplo, será aberto o cruzamento com a Avenida Brasil e será colocado semáforo.
O secretário explica que ainda não há um levantamento preciso de quanto fluxo deverá ser repassado da Avenida Brasil para a General Osório com a alteração. De acordo com ele isso dependerá da habituação dos motoristas à alteração, o que pode levar algum tempo. “É uma área central que tem muita demanda no trânsito e vai interferir na vida de muitas pessoas”, completa.