OPINIÃO

fatos 30/10/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Todo o poder

Considerado como uma tentativa de invasão de prerrogativas do Congresso, a Câmara dos Deputados conseguiu derrubar na noite de terça-feira o decreto presidencial que pretendia criar a Política Nacional de Participação Social. Foi a primeira derrota do governo pós eleições. A oposição obteve o apoio de partidos da base, como PMDB e PP, e conseguiu aprovar o projeto do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), que susta o decreto da presidente. A decisão final será tomada pelo Senado. O decreto causa polêmica no Congresso desde junho. O ponto central do decreto é que ele garantiria um poder absoluto ao Executivo. O chamado ‘Conselhão’ como pode ser chamado, seria chefiado pela secretaria geral da Presidência que, por sua vez, indicaria os representantes a participarem dos conselhos. As políticas de governo seriam tomadas a partir das decisões da Política Nacional de Participação Social. Onde entraria o Congresso nestas decisões, já que ele, institucionalmente tem o poder de fazer o contraditório.

Trocando em miúdos

Em outras palavras, os conselhos criados seriam comandados pela Presidência da República, já que os representantes do povo seriam escolhidos pelo governo, o que, de certa forma, inverte a lógica da democracia representativa. Não precisaríamos de Congresso, não é mesmo?

 Passo Fundo Shopping

O sócio da AR Participações e um dos investidores do Passo Fundo Shopping, Vinícius Roso, protocolou nesta quarta-feira (29) junto à Secretaria de Obras de Passo Fundo o projeto técnico para construção do Passo Fundo Shopping. Após a análise e aprovação do projeto pela Prefeitura, o grupo poderá dar entrada na licença de construção. O shopping será construído na Avenida Presidente Vargas, no antigo Frigorífico ZD Costi. A expectativa é iniciar as obras nos primeiros meses de 2015 e inaugurar o shopping em 2016.

Explicação

A Codepas, responsável por administrar os parquímetros, informa que os motoristas que deixam seus veículos no estacionamento rotativo e tiverem algum problema com o equipamento (falha na impressão do ticket, equipamento que engole moedas, leitura errada, etc) podem informar a situação e solicitar reembolso pelo telefone 0800 601 19 68. Os condutores devem indicar o local em que estacionaram e a placa do veículo. Desta forma, os fiscais serão informados e o motorista poderá deixar o veículo no local, mesmo sem o comprovante (caso seja confirmado o defeito no equipamento), conforme o presidente da Codepas, Tadeu Karczeski. Também é solicitado aos usuários verificar sempre o compartimento de devolução de moedas para realizar, se possível, outra tentativa de impressão do ticket.

Vandalismo

Um dos parquímetros, localizado na região da Gare, apresentou problemas após um ato de vandalismo que deslocou algumas peças. O equipamento já está sendo consertado.

 

Gostou? Compartilhe