HSVP
Nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 18h30min, acontece a abertura da 28ª Feira do Livro de Passo Fundo, na Praça Marechal Floriano. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participa do evento com o estande que terá professores e alunos da Escola de Educação Profissional São Vicente, que irão fazer, gratuitamente, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de saúde. Até 9 de novembro, o público poderá prestigiar as atividades culturais da Feira do Livro, e aproveitar para cuidar da saúde com o atendimento da equipe do HSVP.
Vacinação
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo dia 8 e segue até 28 de novembro. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando as salas de vacinação públicas ficarão abertas para intensificar a campanha. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola.
Juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic), de 11% para 11,25%. A nova taxa, válida para os próximos 45 dias. A taxa básica de juros da economia é o instrumento do BC para controle da inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, pois os juros elevados encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando há redução da taxa básica, a tendência é o crédito ficar mais barato, com estímulo à produção e ao consumo.
Ponte
A ponte do Rio Chifrãozinho, localizada no distrito de Bom Recreio, na divisa entre os municípios de Passo Fundo e Ernestina, foi totalmente reconstruída. A ação, desenvolvida em parceria entre os dois municípios, foi concluída na última semana. De acordo com a secretária de Interior, Liliane Rebechi, a obra foi realizada a partir de uma solicitação dos moradores da região, que utilizam a ponte para o escoamento da safra e para o tráfego em geral. Ainda conforme Liliane, a Prefeitura de Passo Fundo gerenciou e executou a obra. A recuperação da ponte do Rio Chifrãozinho é mais uma ação do Programa Prefeitura no Interior. Até o momento, o programa já recuperou 21 pontes de madeira e reconstruiu uma nova ponte de concreto, no distrito de Santo Antônio do Capinzal.
Feira de saúde
Com o tema “Alegria também é saúde”, a comunidade do Bairro Zachia receberá uma ação diferenciada neste sábado (1º), com o objetivo de aproximar os moradores dos serviços de prevenção e promoção à saúde, além de promover um momento de integração. Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, a atividade será organizada por toda a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Zachia, com apoio da Residência Multiprofissional e Pró-Saúde e PET-Saúde. O evento será realizado das 14h às 17h, em frente a ESF Zachia. Entre as atividades propostas, estão: encerramento do Outubro Rosa; Tenda em Saúde do Idoso; Tenda em Saúde do Homem; Tenda de Saúde Bucal; participação do Grupo Sorriso Voluntário; apresentações artísticas; Cabide do Amor; Oficina de Chás; bingo para idosos; Trilha Lúdica; pintura de rosto infantil; e Oficina da Beleza. Em caso de chuva, as atividades ocorrerão na parte interna da unidade.
IECLB
A comunidade de Passo Fundo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realiza no dia 9 de novembro uma festa para comemorar os 38 anos da construção do templo. As celebrações iniciam às 10h30 com um culto festivo e ao meio-dia será servido um churrasco com cuca, saladas diversas e sobremesas, no pavilhão da Igreja. A festa terá animação da Banda Talentu's. Os ingressos estão disponíveis na secretaria da Comunidade ou com alguns membros, ao valor de R$ 25. Mais informações pelo telefone (54) 3313-5823.
Febre aftosa
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 terá início, na maioria dos estados brasileiros, no dia 1º de novembro, próximo sábado. A primeira etapa da campanha ocorreu no primeiro semestre deste ano. No Rio Grande do Sul, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos em todo o país, a exceção do estado de Santa Catarina, que não está inserido no calendário por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação.