OPINIÃO

Fontes em Off - 1º e 02/11/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pronatec I
A comunidade de Passo Fundo passa a contar com mais vagas para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, através da Universidade Popular (UP). Os cursos são destinados às pessoas cadastradas em programas sociais do governo, como CadÚnico e Bolsa Família, e servem como uma oportunidade de qualificação para ingresso no mercado de trabalho.

Pronatec II
As aulas acontecem no turno da noite, das 19h às 22h30min, no SENAI. Para fazer a inscrição, o nome do candidato deve constar no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Cadastro do Bolsa Família, RG, CPF e comprovante de residência – para os homens, é necessário levar o Certificado de Dispensa de Incorporação (Serviço Militar). Os interessados devem se dirigir a Universidade Popular, localizada na Secretaria da Educação, junto ao prédio da Prefeitura. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3316-7210 ou 7212.

Farmácia Mais Perto
O cronograma do mês de novembro do Programa Farmácia Mais Perto já pode ser conferido através do site da Prefeitura de Passo Fundo, através do www.pmpf.rs.gov.br. O cronograma é atualizado mensalmente e contempla 40 bairros da cidade e os distritos do interior. De acordo com responsáveis pelo programa, os medicamentos mais procurados são os anti-hipertensivos, seguidos pelos anti-depressivos e ansiolíticos. O atendimento do Farmácia Mais Perto é realizado de segunda a sexta-feira e abrange dois bairros por dia, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. A comunidade do interior também é atendida e está inclusa no cronograma. As manutenções estão sendo feitas em dois turnos na semana (manhã ou tarde), para o veículo recebe manutenção para rodar durante a semana. Mais informações através do telefone da Secretara de Saúde (54) 3316-1000.

Mulheres I
Com índices de escolaridade superiores aos dos homens, as mulheres brasileiras continuam atrás quando analisados o rendimento e a inserção no mercado de trabalho, divulgou na sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Estatísticas de Gênero, uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010. Além de terem menor taxa de analfabetismo, de 9,1% contra 9,8% dos homens, as mulheres chegam mais ao nível superior, com uma taxa de 15,1% de frequência na população de 18 a 24 anos, enquanto os homens somam 11,3%.

Mulher II
Também no ensino médio, as mulheres estão mais presentes na idade escolar certa, de 15 a 17 anos, com 52,2% de frequência, contra 42,4% dos homens. Outro indicador que aponta maior escolarização feminina é a taxa de abandono escolar precoce, que contabiliza os jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio nem estavam estudando. Esse percentual chega a 31,9% entre as mulheres e 41,1% para os homens.

Gostou? Compartilhe