Município estima movimento de 160 mil pessoas

O tempo bom na maior parte do dia contribuiu para o movimento intenso em todos os cemitérios

Por
· 1 min de leitura
Divanir de Oliveira, que está ajoelhada, veio de Palmeira das Missões agradecer e pedir graças para a santa popularDivanir de Oliveira, que está ajoelhada, veio de Palmeira das Missões agradecer e pedir graças para a santa popular
Divanir de Oliveira, que está ajoelhada, veio de Palmeira das Missões agradecer e pedir graças para a santa popular
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cemitérios de Passo Fundo receberam milhares de pessoas no Dia de Finados, celebrado no domingo (02). Passo Fundo possui oito cemitérios municipais: Vera Cruz, Petrópolis, Roselândia, Ribeiros, Jardim da Colina, Santo Antônio, São João e São Miguel. A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) estima que cerca de 160 mil pessoas visitaram os cemitérios. O mais movimentado foi o da Vera Cruz, que possui cerca de cinco mil túmulos e jazigos. Missas foram realizadas durante todo o dia para homenagear os entes queridos.

O clima estável durante a maior parte do dia contribuiu para a movimentação intensa. De acordo com o secretário adjunto da STSG, Nharan Carvalho, o cemitério da Vera Cruz foi o mais visitado.  “O número de visitantes ultrapassou as expectativas dos anos anteriores, que era de 150 mil pessoas. Acreditamos que aproximadamente 160 mil pessoas visitaram os cemitérios neste ano, cerca de 90 mil só no da Vera Cruz. O tempo bom na maior parte do dia também contribuiu. A Secretaria deu ênfase para a limpeza e recebemos poucas reclamações devido ao bom trabalho que fizemos durante a semana”, destacou Carvalho.

O movimento no cemitério da Petrópolis, que é o segundo maior do município, também foi intenso. Para muitas pessoas, o Dia de Finados foi uma data para homenagear aqueles que já partiram. “É uma forma de estar mais próximo. Sempre que dá saudade eu venho aqui no túmulo do meu filho. Já faz 37 anos que ele faleceu. Hoje, trouxe flores e velas”, declarou a aposentada, Rosângela de Fátima.

Santa Popular

Um dos túmulos mais visitados foi o da santa popular, Maria Elizabeth. Divanir de Oliveira, de Palmeira das Missões, costuma visitar com frequência o jazigo localizado no cemitério da Vera Cruz. “Já recebi muitas graças através da intercessão dela. Minha mãe, que já faleceu há sete anos, também era muito devota. Sempre que a gente se via em uma situação difícil, rezávamos pra ela. Hoje, vim agradecer pelas minhas netas que estão se formando e pedir para que minha filha, que está grávida de gêmeos, tenha um parto bem sucedido. Eu confio nela e em Jesus Cristo”, declarou a devota.

No mês de novembro, a movimentação para visitar o túmulo de Maria Elizabeth aumenta devido ao Dia de Finados e ao aniversário de falecimento, que será celebrado no último domingo de novembro. Muitos relatam que ela previu a própria morte. Maria Elizabeth faleceu com apenas 14 anos, vítima de um atropelamento. Ela ficou conhecida a partir de relatos de devotos sobre graças alcançadas. As rosas vermelhas tornaram-se símbolo da santa popular, que gostava muito deste tipo de flores.

 

Gostou? Compartilhe