Miséria I
O número de indivíduos em situação de miséria no Brasil subiu pela primeira vez em dez anos. Em 2013, a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, a primeira alta desde 2003. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão não apresentou nenhum estudo. Apenas lançou as estatísticas no Ipeadata, plataforma de dados do Ipea. De acordo com a plataforma, os dados de 2013 foram incluídos no fim da semana passada, em 30 e 31 de outubro. O total de pessoas que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003.
Miséria II
O Ipea, no entanto, também fez os cálculos conforme os parâmetros do Programa Brasil Sem Miséria, que estabelece em R$ 77 per capita por mês a linha de extrema pobreza. Pelos critérios oficiais, o percentual da população em situação de miséria também subiu, de 3,6%, em 2012, para 4%, em 2013. Foi a primeira alta desde o início da série histórica, em 2004.
Ciclovia I
A Prefeitura de Passo Fundo iniciou na tarde dessa quarta-feira (05) a pavimentação asfáltica do primeiro trecho da ciclovia da cidade, localizada ao longo do canteiro central da Avenida Brasil. Nessa etapa do trabalho, serão colocados 4 mil metros quadrados de asfalto. A obra será finalizada com pintura e sinalização. Os trabalhos já modificaram a paisagem e aumentaram a expectativa dos moradores da cidade. O investimento nas obras da ciclovia é de cerca de R$ 200 mil, com recursos da Prefeitura. “Estamos cumprindo mais uma etapa dessa obra que vai incentivar o uso da bicicleta na nossa cidade como um meio de transporte popular e sustentável”, ressaltou o prefeito Luciano.
Ciclovia II
A ciclovia terá duas faixas com extensão de 1,5 quilômetro de cada lado, entre as ruas Livramento, no Bairro Boqueirão, e Sete de Setembro, no Centro. O traçado é estruturado dentro dos canteiros e terá sinalização para travessia e orientações, sem tirar as características dos locais. O projeto também inclui um caminhódromo, que acompanhará a extensão da ciclovia. Um segundo ponto da ciclovia será construído no canteiro central da Avenida Rui Barbosa, no Bairro Petrópolis, com 1,4 quilômetro. A obra deve começar no início de 2015.
Leilão
A Prefeitura de Passo Fundo realiza no dia 20 de novembro leilão público, no modelo maior oferta, para alienar bens móveis em desuso do município. Os bens estão divididos em 20 lotes, desde sucatas até máquinas pesadas. Interessados podem se dirigir ao Paço Municipal para visitação aos lotes, que ficarão expostos a partir do dia 10 de novembro. Segundo a secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares, podem participar dos arremates pessoas físicas e jurídicas. “Tratam-se de bens já em desuso e cujo conserto oneraria demasiadamente os cofres do município. Em muitos casos, já foi gasto em torno 30% do valor venal dos bens em manutenção, no último ano”, afirmou a Secretária. O lance inicial não poderá ser inferior ao preço mínimo de avaliação do lote. Maiores informações sobre o leilão poderão ser obtidas pelo telefone (54) 3312-5750 ou (54) 3313-6708.
Serviço
Leilão Público de Passo Fundo – Maior Oferta
Visitação: 10 a 20 de novembro
Horário: 12h30min às 17h30min
Local: Avenida Brasil Leste, 1.815 – Bairro Petrópolis