OPINIÃO

Voto

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Miopia e soberba
O resultado eleitoral para a presidência da República sofreu uma análise emocional e irracional por parte dos perdedores inconformados com a vantagem democrática. Na ausência de maiores razões proferiram impropérios contra os povos que habitam a região norte e nordeste deste país continente. É deplorável a pobreza de espírito, falta de cultura cívica e prepotência de certo rancor insólito. Absurdos contra o povo nordestino! Passada a inconformidade emocional, é hora de considerar-se que todos os candidatos foram votados, mais ou menos, em diferentes regiões. É da democracia que o povo de determinada região vote de acordo com a credibilidade de seus candidatos em relação às políticas regionais. E, convenhamos, o Nordeste somou grandes benefícios de revitalização de sua economia com os governos Lula e Dilma. São Paulo, por exemplo, apresentou resultados francamente favoráveis à oposição. Nem por isso seria admissível dizer-se que foi uma aberração a votação de um estado que é pujante, mas também apresenta fortes índices de criminalidade, com chacinas que chamam atenção da imprensa mundial.

Voto
O voto é a solenidade de maior intensidade da vontade popular, como ato livre, secreto e soberano. Não merece ser desconsiderado ou desqualificado com aleivosias de pessoas que sempre se acham donos da verdade. Divergir é sim um direito sagrado, mas desrespeitar, não! Até a mídia internacional embarcou nessa apregoando fenômeno de secessão. Essa gente também tem muito que aprender sobre um Brasil que está aprendendo a democracia. Redes sociais revelam bem o destempero que mostra faces ocultas e incultas de pessoas que pensam serem superiores e nobres. Tudo por conta do ódio pós-eleitoral.

Água
A angústia dos moradores de São Paulo, com a falta de água, é sentida solidariamente pelos gaúchos. A gente se sente mal imaginando aquele sofrimento dos moradores da Terra da Garoa, que representam a maior renda per capita. Acontece que a vida digna e feliz não se afasta das circunstâncias básicas. Não há felicidade sem água! Numa emissora de rádio da grande São Paulo, o apresentador promoveu o sorteio de galões de água, o que fez subir verticalmente sua audiência.

Representação
O senador Roberto Requião fez pronunciamento desassombrado sobre as discrepâncias das casas legislativas federais. Denunciou o avanço da mídia empresarial na orquestração da vontade popular através dos membros do Congresso Nacional. Criticou a posição dos parlamentares que votaram pela revogação do decreto que regulamenta o dispositivo constitucional de participação popular. Requião citou vários entendimentos sobre o temor dos deputados que fecham as portes às manifestações com medo de perder o poder ou poder de barganha. Assim, com esta constatação só restam as ruas!

SAMU
Na família tivemos uma experiência que mostrou o quanto é importante o serviço do SAMU. São pessoas preparadas, com elevado grau de humanidade e cordialidade que agem rapidamente, como pudemos constatar. Pelo que pude ver, os atendimentos são feitos por profissionais de valor, bem diferente de algumas (raras) observações de senso comum que às vezes são ditas.

Retoques:
* O Brasil está promovendo intercâmbio com povos africanos no ensino universitário. Parece que todos ganham com esta receptividade.
* As polícias federais e estaduais, felizmente, estão atentas aos roubos de caminhão. Neste ano a violência cresceu muito. Foram mais de 6.500 assaltos a caminhoneiros, com roubos de caminhão, de carga, e mortes de condutores.
* A IMED anuncia vestibular que inclui pela primeira vez o curso de Medicina, o que é considerado promissor para a região.
* O governo se prepara para melhorar o seguro agrícola das pequenas propriedades, prevendo não só prejuízos diretos, mas a perspectiva de lucro nos casos de intempéries.
* Brasil está num bom momento para exportação de frango para a África do Sul, além de carnes de gado e suína para a Rússia.

 

 

Gostou? Compartilhe