OPINIÃO

Fatos - 07/11/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oposição
“Quando a realidade desmonta o marketing” é o título do artigo assinado pela ex-senadora Marina Silva, que disputou as eleições presidenciais pelo PSB, depois da morte de Eduardo Campos. “Na semana seguinte a sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff – do modo mais discreto possível – decidiu ou ‘autorizou’ reajuste de preços, alta de juros e divulgação de informações que na campanha negava ou condenava. O cenário do marketing eleitoral começava ser desmontado. Agora, a realidade se mostra na exposição de dados oficiais omitidos, deliberadamente, por representantes do próprio governo durante a campanha presidencial”. O artigo está publicado no blog pessoal de Marina. Foi a primeira manifestação oficial depois das eleições e mostra que a ex-senadora se une a uma oposição ao governo petista mais fortalecida do que nunca. Aproveita o tema no calor do resultado eleitoral.

Pobreza
Um dos dados negativos que acabou sendo divulgado somente nesta semana, refere-se ao crescimento, mesmo que tímido, da extrema pobreza. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o total de pessoas que viviam na extrema pobreza passou de 285.610, em 2012, para 303.063 no ano passado, totalizando um aumento de 6,1% no período. Já a proporção de extremamente pobres subiu de 1,40 para 1,68. No país, a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68% e a proporção de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003.

Transição
A equipe de transição do governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) estará reunida nesta sexta-feira, às 10h, com os integrantes do atual governo. A primeira reunião de trabalho será na casa civil. Integram a comissão de transição do novo governo as lideranças do PMDB, José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Carlos Búrigo, César Schirmer e Sebastião Melo.

Na rede
Para interagir e facilitar a comunicação com seus amigos, seguidores e eleitores na rede social Facebook, os perfis do deputado estadual Diogenes Basegio (PDT), migraram para uma mesma página. Otimizando o tempo de resposta aos questionamentos e mensagens recebidas todas as ações do parlamentar estarão disponíveis no seguinte link www.facebook.com/deputadobasegio.

Dívida
A mudança no indexador das dívidas do estado, cujo projeto foi aprovado na quarta-feira pelo Senado, poderia ter vindo antes. Quem sai penalizado não são os governadores que deixam os cargos, mas a população que fixou privada de receber melhorias em setores essenciais. Para valer, o projeto precisa ser sancionado pela presidente Dilmar Rousseff, que o fará, que a proposta é do seu governo e ela orientou a base para votasse favoravelmente.

Gostou? Compartilhe