As frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, e é uma opção muito saudável de alimento, ainda mais, é fonte de vitaminas e minerais e devem ser consumidas todos os dias em pelo menos três porções.
Procure e aproveite as variedades, na forma fresca, como também na alternativa desidratadas (damasco, ameixa, passas, gojiberry, etc).Outra opção é a polpa congelada em que o processo ocorre bem perto da hora da colheita e a fruta mantém as suas propriedades nutritivas. O ideal é aproveitar a fruta da estação, compradas na sua época podem agradar pelo sabor doce e pela qualidade.
Vivemos em um país tropical que tem uma enorme variedade de frutas, no entanto, o consumo desses alimentos tem caído consideravelmente nas últimas décadas. Estudos demonstraram que a participação das frutas na alimentação do brasileiro é baixa e que, a grande maioria da população, não consome a quantidade recomendada por dia segundo a OMS.
As frutas são essencialmente constituídas por água, de 90 a 95%. Contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e ajudam na redução dos níveis de colesterol e açúcar do sangue.
São considerados alimentos funcionais, que contêm uma variedade de substâncias bioativas, como polifenóis e carotenóides, reconhecidas principalmente pelo efeito antioxidante (combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce).
SUGESTÃO:
Para que se tenha uma ingestão correta de frutas e se beneficie com seus nutrientes, coma uma fruta no desjejum, outra no lanche da manhã e mais uma no lanche da tarde e a outra antes de dormir.
DICAS DE SERVIR:
Uvas, cerejas frescas, nectarinas e pêssegos: lave, seque e coloque as frutas em fruteiras ou travessas que facilitem o consumo.
Abacaxi, melão, manga, carambola, kiwi e melancia: servir sem a casca e sem o caroço. Corte-as em lâminas e coloque talheres e pratos apropriados.
Maçã e pêra: devem ser servidas lavadas e secas inteiras ou, caso prefira servir em pedaços, corte somente na hora de servir para que não escureçam.