O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi Publicidade infantil em Questão no Brasil, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram dois dias de provas do exame, sendo que o segundo dia é o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação. As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, tanto no sábado quanto no domingo. Por conta disso, muitos candidatos procuraram chegar cedo para não correr o risco de perder o horário. Na escola EENAV, um dos locais onde as provas estavam sendo aplicadas, já por volta do meio-dia começou a movimentação.Os resultados do Enem deverão ser divulgados em janeiro, conforme informou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Segundo o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página da autarquia, no site do Enem até quarta-feira (12). Já os resultados individuais serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato. As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana (dias 8 e 9) em 1,7 mil cidades. Mais de 8,7 milhões de inscritos inscreveram-se para o exame.
Avaliação das redações As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma--padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos. Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.
Enem: redação questiona alunos sobre publicidade infantil
· 1 min de leitura