Enem: redação questiona alunos sobre publicidade infantil

Em Passo Fundo, candidatos chegaram cedo para não perder o início da prova. No domingo, por volta das 12h, já havia movimentação na EENAV.

Por
· 1 min de leitura
Candidatos procuraram chegar cedo nos locais de prova em Passo FundoCandidatos procuraram chegar cedo nos locais de prova em Passo Fundo
Candidatos procuraram chegar cedo nos locais de prova em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi Publicidade infantil em Questão no Brasil, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram dois dias de provas do exame, sendo que o segundo dia é  o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação.
As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, tanto no sábado quanto no domingo. Por conta disso, muitos candidatos procuraram chegar cedo para não correr o risco de perder o horário. Na escola EENAV, um dos locais onde as provas estavam sendo aplicadas, já por volta do meio-dia começou a movimentação.

Os resultados do Enem deverão ser divulgados em janeiro, conforme informou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Segundo o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página da autarquia, no site do Enem até quarta-feira (12). Já os resultados individuais serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato. As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana (dias 8 e 9) em 1,7 mil cidades. Mais de 8,7 milhões de inscritos inscreveram-se para o exame.

Avaliação das redações
As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma--padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

Gostou? Compartilhe