Para inverter a lógica do dever ao desejo de frequentar a biblioteca pública municipal Arno Viuniski, a Secretaria Municipal de Educação está apostando na atualização do acervo. Ontem à tarde foram disponibilizados à comunidade 200 novos títulos, a maioria com dois ou três exemplares.
A escolha passou por uma consulta popular entre os frequentadores da biblioteca. Os próprios leitores tiveram a oportunidade de indicar o livro que gostariam de encontrar no acervo. Com base nas sugestões, foram adquiridas obras dos mais variados gêneros, incluindo literatura estrangeira e brasileira, tanto para o público adulto, juvenil e infantil.
Conforme a diretora do Núcleo Livro, Leitura e Literatura, Suzana Eimloft Sales, os investimentos na atualização vêm sendo feitos desde o ano passado, totalizando cerca de R$ 85 mil. Para o secretário de Educação, Edimilson Brandão, a intenção é mudar o conceito de biblioteca. “A biblioteca não pode ser um depósito de livros. Deve ser um ambiente agradável, confortável. Para nós o importante é o número de leitores, não o de livros. Muitas vezes as obras ofertadas não atendem aos desejos dos leitores, por isso, realizamos esta consulta. Precisamos estar em sintonia com eles. Frequentar a biblioteca tem de ser um desejo, não um dever” afirma.
Atualmente a Arno Viuniski conta com um acervo de 12,940 títulos e 14,353 exemplares. Mensalmente, o espaço recebe entre 800 a mil visitantes. Desde abril deste ano, o controle das obras passou a ser feito pelo sistema Gnuter. São 1.090 leitores cadastrados e uma média mensal de 600 livros retirados.
Aluno do 7º ano da escola Padre José Anchieta, Rafael de Almeida comemorou a chegada das novas obras. Morador do bairro Parque dos Viajantes, pelo menos uma vez por semana, ele vem até a biblioteca fazer retiradas. “Uma amiga minha recomendou, eu vim e não parei mais” afirma. Sobre as novas aquisições, disse estar de olho na obra A menina que roubava livros, de Marcus Zusak. “Queria muito ler este livro, mas não tinha aqui. Semana que vem ele será o próximo da minha lista” garante o jovem leitor. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados das 8h às 11h30min.
Biblioteca municipal adquire 200 novos títulos sugeridos pelos leitores
· 1 min de leitura