OPINIÃO

Poemas no Túnel

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Lei nº 11264, de 2 de janeiro de 2006, que transformou a cidade de Passo Fundo em Capital Nacional de Literatura, paralelamente à distinção, também colocou, sobre os ombros dos cidadãos, do poder público e das instituições culturais locais, a responsabilidade de, doravante, justificar tamanha honraria.

A criação do Largo da Literatura, junto à Praça Armando Sbeghen, na Av. Brasil nas cercanias da ponte do Rio Passo Fundo, que abriga a Árvore das Letras, alegoria aos 25 anos de Jornadas de Literatura, e dois Túneis das Letras, um dedicado aos escritores que participaram das Jornadas Nacionais de Literatura e outro aos escritores locais, faz parte desse esforço de consolidação da Cidade como referência literária no País.

A Academia Passo-Fundense de Letras, que ao longo dos seus 76 anos de história (fundada em 7 de abril de 1938) tem participado ativamente da vida cultural de Passo Fundo, no novo cenário que se configurou, não pode se furtar de compromissos. É por isso que, desde 2008, tomou para si a incumbência de selecionar os poemas e os textos de autores passo-fundenses, ligados ou não ao sodalício, que periodicamente são adesivados no túnel dedicado aos escritores locais.

O livro Poemas no Túnel, organizado pelos Acadêmicos Marilise Lech, Paulo Monteiro e Elisabeth Ferreira, oficialmente lançado na 28ª Feira do Livro de Passo Fundo, reúne os poemas expostos entre 2008 e 2014 no Túnel das Letras do Largo da Literatura. A iniciativa é louvável em todos os sentidos, pois  ao mesmo tempo em que pereniza essa contribuição da Academia Passo-Fundense de Letras em prol da valorização dos nossos escritores, também permite que sejam remorados ou conhecidos versos, textos e/ou autores que já não se encontram mais em exposição naquele singular espaço cultural da cidade. Na obra, desfilam os nossos poetas, escolha o seu preferido: Alberto Rebonato, Alice de Fátima Vieira, Ana Carolina Martins da Silva, Craci Dinarte, Dinair Fernandes Pires, Eduardo Cabeda, Elisabeth Souza Ferreira,Elita Treviso, F. A. Xavier e Oliveira, Gabriel Bastos, Getulio Vargas Zauza, Glaura Hilário Brockstedt, Helena Rotta de Camargo, Herbeni Otto Facchini, Iracema de Castilhos Domingues, Jabs Paim Bandeira, Jorge Alberto Salton, Júlio César Perez, Jurema Carpes do Valle, Liciane Toazza Duda Bonatto, Luis Marcelo Algarve, Marilise Brockstedt Lech, Odalgiro Corrêa, Odilon Garcez Aires, Pablo Morenno, Paulo Monteiro, Ricardo José Stolfo, Romeu Gaspar Salles Pithan, Santina Rodrigues Dal Paz, Severino Ronchi, Simone do Valle Müller, Sólon Bueno Silva, Sueli Gehlen Frosi, Valéria Sumye Milani, Welci Nascimento e Xiko Garcia.
Oxalá você aprecie tanto quanto nós esses poemas! Uma pequena mostra do que pode ser encontrado nesse livro nos versos da poetisa Jurema Carpes do Valle (in memoriam):

SÚPLICA
Por uns instantes
Deixa que eu descubra
Através de teus olhos frinchas de luz
Na escuridão que me rodeia.

Por uns instantes
Deixa que a tua mão firme
Me conduza pela estrada da esperança.

Deixa que teu coração
Grande e generoso
Me dê abrigo
Não por uns instantes
Mas por toda vida.

Gostou? Compartilhe