Formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas: esse é o objetivo do Projeto de Leitura desenvolvido há 3 anos na Rede de Educação Notre Dame. A atividade, que consiste na leitura periódica de livros e na socialização da narrativa, de acordo com a faixa etária dos participantes, já é realizada pelos estudantes, educadores e pelos pais de educandos. A partir de 2015, os colaboradores da mantenedora das escolas Notre Dame e da Sede Administrativa da Província Santa Cruz também passam a participar do projeto.
De acordo com a supervisora de ensino da Rede de Educação, Claudia Toldo, ao ler, amplia-se a capacidade cognitiva e oral, o que favorece a organização das ideias e contribui para a produção de novas escritas, além de aumentar o conhecimento. “A leitura deve fazer parte da vida de todas as pessoas, pois é a chave que dá acesso ao conhecimento. É esse habito que desenvolvemos com o Projeto de Leitura”, destaca.
Como primeira atividade, os colaboradores são convidados a ler obras clássicas da literatura mundial e, depois da socialização da leitura, através de diferentes linguagens e suportes, vão optar por obras referentes ao seu cotidiano profissional. A primeira apresentação das obras lidas será realizada em um Café Literário, previsto para abril de 2015.
Colaboradores ND participam de Projeto de Leitura
· 1 min de leitura