OPINIÃO

Mudanças em curso

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


A composição do primeiro escalão dos governos do Estado e da União deverá ser conhecida nas últimas semanas do ano. O comando do Palácio Farroupilha para cada um dos quatro anos da próxima legislatura deverá ser acordado novamente entre as maiores bancadas que serão empossadas no dia 31 de janeiro. Também está em tratativas às negociações em torno da presidência e integrantes da mesa diretora das Câmaras de Vereadores em 2015, o terceiro da legislatura.

I I
Para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), os conselheiros já bateram o martelo e decidiram conferir a César Miola um novo mandato. A decisão foi tomada na quarta-feira (12), e pesou na escolha sua capacidade de trabalho ao longo da atual gestão, iniciada em 2011. A escolha será oficializada durante a sessão agendada para o dia 17 de dezembro. O conselheiro Algir Lorenzon, atual vice-presidente, que pela linha sucessória deveria comandar a instituição nos próximos três anos abriu mão em favor de Miola.

I I I
Para a primeira e segunda presidência do TCE-RS deverão ser escolhidos os conselheiros Marco Peixoto e Iradir Pietroski, respectivamente. Um dos inúmeros conselheiros indicados pela Assembleia Legislativa, Pietroski iniciou na vida pública no ano de 1977 como vereador de Erval Grande pelo MDB, tendo sido prefeito e presidente da Amau. Eleito deputado estadual e reeleito quatro vezes, sempre pelo PTB, chegou à presidência do Palácio Farroupilha. Em 1997 foi convidado pelo governador Antônio Britto para comandar a Secretaria de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social.

I V
O TCE-RS possui jurisdição sobre todos os responsáveis, pessoas físicas ou jurídicas, que arrecadam, gerenciem ou administrem recursos ou bens públicos. O Estado e todos os 496 municípios gaúchos são permanentemente fiscalizados e auditados pela Corte. Além dos conselheiros e auditores integra o Tribunal de Contas um corpo técnico, responsável pelas auditorias e instrução dos processos de contas de gestão. Junto ao TCE oficia o Ministério Público de
Contas

Curtas:

# Era para ser mais um jantar de confraternização com integrantes do primeiro escalão do governo Prezzotto (DEM) Soligo (PP), mas os ânimos se exaltaram.
# O assunto pautou a rádio corredor ao longo da semana passada, pois o bate-boca foi ouvido em outros galpões do Acampamento Farroupilha.
# Por prudência o nome dos companheiros de governo não foi citado, mas é tido como certo que ambos são cotados para disputar o governo em 2016,
# Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do ano algumas Prefeituras estão adotando turno único.
# A exemplo dos anos anteriores, os gestores municipais buscam através da medida reduzir os gastos e o fechamento das contas.
# Em Getúlio Vargas o turno único terá inicio nesta segunda-feira (17) e deverá vigorar até o dia 17 de janeiro, com atendimento das 7 às 13 horas.
# A Câmara também vai adotar o turno único a partir de segunda-feira, das 07h30min às 13h30min horas, até o dia 28 de fevereiro.
# O vereador Nilton Scariot (PT) recebeu aprovação unanime para pedido da relação das verbas estaduais e federais repassadas ao município de Getúlio Vargas nos últimos doze meses.
# Uma audiência promovida pelo governo do município de Charrua reuniu o prefeito Vanderlei Simionatto (PDT) e parte do primeiro escalão com lideranças da Terra Indígena do Ligeiro.
# Durante o encontro, os gestores apresentaram ao Cacique Florindo Lima e demais líderes, a prestação de contas do atual exercício e as prioridades da administração previstas no orçamento de 2015.
# Organizações públicas e privadas participam dos trabalhos para consolidar o Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal de Sertão.
# Até a próxima reunião que deverá acontecer no início de dezembro, as entidades públicas e privadas deverão manifestar o desejo de integrar o referido Conselho.

Dito & Feito:

O vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP) quer que a administração municipal promova uma audiência pública para tratar sobre a coleta seletiva do lixo em Getúlio Vargas. A indicação foi defendida na sessão realizada na noite de quinta-feira (13), e além da coleta seletiva o vereador da bancada governista propõe que sejam tratados de outras situações como recolhimento de entulhos domésticos e sua proibição. E ainda o recolhimento do lixo na Av. Severiano de Almeida aos domingos e feriados.

 

Gostou? Compartilhe