Mais de 800 pessoas participaram da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes, promovida pela Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Hospital São Vicente de Paulo. Segundo a responsável pela organização do evento, a farmacêutica Keyla Deucher, esta foi a maior corrida já realizada em termos de número de corredores. No total foram mais de 500 inscritos para a corrida. “Superamos nossas expectativas, de inserir pessoas idosas, jovens e crianças na causa da prevenção do diabetes. Este é o objetivo do HSVP”, enfatizou. Além da participação na corrida, a organizadora destacou a presença dos pacientes que estão incluídos nos estudos clínicos da UPC. Em torno de 60 pacientes participaram da caminhada que teve a presença especial das crianças que estavam no 2º Acampamento da Criança com Diabetes, promovido de 13 a 16 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF).
Na Praça Tamandaré, pontualmente, às 09h, foi dada a largada para os corredores que se surpreenderam com bolhas de sabão e chuva de prata. Os atletas da corrida percorreram 5km e 3 km. Para a caminhada foi 1,5km individual. O objetivo desta prova não era apenas fazer uma boa pontuação e melhorar o tempo, e sim erguer a bandeira da prevenção ao diabetes. “Nossa meta era chamar a atenção da população para o crescimento do diagnóstico de diabetes, trazer mudanças no estilo de vida, que podem melhorar o controle da doença e mesmo evitá-la e apoiar as ONGs dos pacientes diabéticos de Passo Fundo e região”, evidenciou Keyla.
O presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, afirmou que o bem-estar e a saúde das pessoas são o foco da instituição. “Especialmente, quando se trata de uma doença em que a pessoa não sabe que tem diabetes, temos que estimular atitudes que trazem qualidade de vida. Estamos muito contentes com a participação das pessoas”. Esta opinião também foi manifestada pelo administrador do HSVP, Ilário De David. Ele manifestou que o hospital sempre será sensível a estas demandas da comunidade e do meio médico, de incentivar a prevenção do diabetes. “Nós estamos felizes pela participação de um grande número de pessoas, inclusive de crianças. Nós queremos motivar a conscientização pela prevenção dessa doença”.
Um dos grandes incentivadores da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes foi o Dr. Hugo Lisboa, endocrinologista, que correu na modalidade dos 5 km. Ele elogiou a organização da prova e enalteceu o objetivo do evento. A prevenção é ouro para o especialista que alerta para a existência de uma grande percentagem de pessoas que têm a doença e não sabem ainda. São 13 milhões de brasileiros com a doença e talvez a metade não sabe. Essa realidade é manifestada por pequenas elevações da glicose que já são consideradas diabetes e estão acima de 126. “Então quando se fala muito em diabetes desperta o interesse e as pessoas começam a procurar e perguntar. Nós estamos diante de uma doença que está crescendo muito e a atividade física contribuiu bastante para prevenir o diabetes. Para todas as doenças é sempre melhor fazer prevenção”.
Na chegada da corrida e caminhada, tapete vermelho e flores receberam os atletas. Os corredores destaques foram homenageados nas categorias Mais Jovem, Mais Experiente, Academia e Empresa que tiveram o maior número de participantes na prova. Todos os presentes na caminhada receberam o mascote da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes, o ursinho Lino, nome carinhosamente escolhido pelas crianças do 2º Acampamento da Criança com Diabetes.
Do acampamento para a caminhada
As 30 crianças do Acampamento da Criança com Diabetes, promovido pelo HSVP, UPF, Lions Clube Passo Fundo, Ministério Público e Grupo de Escoteiros Maragatos, caminharam, cantaram, e com placas em punho manifestaram a importância da qualidade de vida para quem é portador do diabetes.
Corrida Virtual
A Corrida Virtual rendeu frutos importantes no quesito ação social. A organizador Keyla conta que os valores arrecadados com a Corrida Virtual serão revertidos para a ONG Amigo Bicho e o Asilo Nossa Senhora da Luz. As pessoas que contribuíram através da Corrida Virtual irão ganhar camisetas da Seleção Brasileira de Vôlei, autografadas pelos atletas Murilo e Gustavo Endres, e Jaqueline Oliveira. E ainda uma parte do valor será direcionado para o fundo do paciente diabético do HSVP.
Homenageados
Mais Experiente da Corrida – Terezinha Maria Backes – 75 anos
Mais Jovem da Corrida – Arthur Souza – 12 anos
Mais Experiente da Caminhada – Leny Tonietto – 83 anos
Mais Jovem da Caminhada – Eduarda de Oliveira – 11 meses
Academia Diacson Personal
Empresa Menegat e Costa Assessoria Esportiva
Mais de 800 participaram de atividade
· 3 min de leitura