Massa de ar seco deve dar lugar à frente fria a partir de hoje

Previsão do tempo: Desde o sábado, índice de umidade relativa do ar têm se mantido baixo devido a atuação de uma massa de ar seco sobre a região

Por
· 1 min de leitura
Final de semana teve tempo seco e mínimas que chegaram aos 11ºCFinal de semana teve tempo seco e mínimas que chegaram aos 11ºC
Final de semana teve tempo seco e mínimas que chegaram aos 11ºC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ar seco que tem deixado a umidade relativa do ar baixa desde o último sábado deve dar lugar a uma frente fria, que pode chegar ainda nesta terça-feira à região. Mesmo assim, durante o dia ainda, deve ser registrado um índice de umidade próximo aos 20%, considerado estado de atenção. A chuva deve chegar a partir de amanhã com mais intensidade e o clima permanece instável pelo menos até sábado. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.

Sampaio destaca que embora a massa de ar seco tenha deixado a umidade relativa do ar baixa, as temperaturas do último final de semana foram amenas com mínimas que chegaram aos 11ºC. Apenas na segunda-feira a massa de ar passou a ser considerada quente e elevou as temperaturas máximas. Para hoje está prevista a entrada de uma frente fria que causará chuva até pelo menos o sábado. Na quarta-feira a temperatura máxima pode ficar próxima dos 30ºC. As mínimas podem oscilar entre 14ºC e 16ºC nos próximos dias e as tardes devem ter temperaturas amenas.

Para a quinta-feira, sexta-feira e sábado há a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento de intensidade moderada e não se descarta a possibilidade de queda de granizo em alguns pontos isolados. Desde o início do mês de novembro, o acumulado de chuva já chega a 68mm, que representa 52% da média esperada que é de 132mm.

Conforme Sampaio, o clima mais seco dos últimos dias ainda não representa um risco para a agricultura. Isso porque está favorecendo a colheita das áreas cultivadas na safra de inverno. Além disso, para o milho não deve faltar água, tendo em vista a chuva dos próximos dias, bem como para a soja que está sendo plantada agora o clima tem sido favorável.


Gostou? Compartilhe