OPINIÃO

Fatos - 21/11/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Último discurso
Já está marcado para o dia 10 de dezembro o discurso de despedida do senador gaúcho Pedro Simon, 84 anos. A fala está programada para às 14h, no Senado. Há expectativa sobre o que dirá Simon, que deixa a vida pública no momento em que o país vive o escândalo da Petrobrás. O senador teve sua atuação marcada pelo combate a corrupção, sempre com pronunciamentos contundentes. Um dia antes, Simon lança em Brasília o seu novo livro “Entrevistas”, no Senado Federal. A obra divulgada na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre traz um conjunto das principais entrevistas de Simon divulgadas na imprensa nacional.

Menos vagas
O Jornal O Nacional vem publicando uma sequência de matérias que indicam uma redução das contratações temporárias. Uma delas foi veiculada no dia 30 de outubro em que revela redução de até 80% no índice de contratos.  Pois a tendência está se confirmando e o voluma de ofertas de novas vagas não se alterou. No ano, Passo Fundo já perdeu 1.130 vagas formais. Um número preocupante, reflexo da crise econômica nacional.

Pesquisa
O senado poderá restringir a divulgação de pesquisas 15 dias antes das eleições.  Proposta de emenda constitucional será votada na próxima semana na CCJ. Se aprovada, terá que ser votada nos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados. O autor da PEC é o senador Luiz Henrique, PMDB, ex-governador de Santa Catarina. A proposta encontra respaldo já que as pesquisas eleitorais são influenciadoras do resultado, pois atingem em cheio o eleitor desatento que não se envolve na campanha, desconhece os candidatos, mas vota em quem está na frente das pesquisas com a percepção pouco inteligente de que não estaria colocando seu voto fora.

Comunicação
O governador eleito José Ivo Sartori esteve reunido ontem com 27 representantes das Associações Regionais dos Municípios e se comprometeu em manter um canal permanente de comunicação com os municípios gaúchos. Cerca de 50 prefeitos e vices participaram da reunião na sede da Famurs.

Aeroporto
A proposta da Universidade de Passo Fundo, liderada pelo reitor José Carlos Carles de Souza, para o aeroporto Lauro Kortz tem mensagem básica, mas fundamental e necessária: é preciso que a região se una em torno do aeroporto. Para transformá-lo em um centro da aviação do Norte gaúcho, a região unida através de suas lideranças terá muito caminho a percorrer. A transformação será grande e a luta árdua. O ponto positivo é que a UPF, como a maior instituição de ensino desta região, abraça e lidera esta luta.

Gostou? Compartilhe