Depois de compartilhar um pouquinho com vocês como foi minha experiência na edição de inverno 2015 do São Paulo Fashion Week, vamos falar de como será a estação mais fria do ano no Brasil.
A moda, tanto aqui, quanto lá fora, não vem apresentando muitas novidades para seus consumidores. Ela está mais “calma”, e vem se adequando aos consumidores contemporâneos, mais conscientes e menos dispostos a gastar muito com peças novas para seus guarda-roupas. Uma moda mais comercial tomou conta das passarelas da última edição do SPFW. Além disso, as tendências são algo que já vimos, apenas revisitadas com o olhar de cada estilista. Me parece que paira um medo no ar. Um medo da aposta no novo.
Em entrevista ao portal FFW, um renomado pesquisador de tendências de moda afirmou que as coleções apresentadas nesta edição estão mais sóbrias e mais escuras, deixando de lado aquela brasilidade alegre em cores e estampas, tão características das criações daqui. Seria um reflexo do momento econômico e social que estamos atravessando? Acredito que sim. Pois a moda é justamente isso. Mas esses são questionamentos que não vem ao caso nesta coluna.
Escuro e sóbrio. Assim podemos definir as cores do nosso próximo inverno. Os tons terrosos, também, aparecem forte. As estampas deram lugar as texturas, bordados e aplicações, sendo o jacquard grade aposta para a fria estação. O comprimento da vez continua sendo o midi. As fendas e os recortes, assim como a cintura marcada e o uso do vinil dão sensualidade aos looks. Os esportes continuam forte como fonte de inspiração. E o estilo normcore veio de vez para ficar.