O ditado “Fazer o bem sem olhar à quem” serve e muito, quando falamos em doação de sangue. O sangue não pode ser produzido em laboratório e nem comprado, dessa maneira, a doação totalmente voluntária é a única forma para a obtenção dos hemocomponentes, que são utilizados diariamente para salvar vidas e tratar muitos pacientes. Com o objetivo de homenagear e agradecer estes voluntários, neste dia 25 de Novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de sangue. No Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, a semana toda terá uma programação especial, com entrega do troféu Parceiro Amigo e recepção especial aos doadores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 2% da população brasileira possui o hábito de doar sangue. No Serviço de Hemoterapia são necessários aproximadamente 2000 doadores por mês, para garantir diversos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e no tratamento de pacientes oncohematológicos, por isso, os doadores são tão importantes. Para incentivar este gesto de solidariedade, o Serviço de Hemoterapia realiza campanhas permanentes, que envolvem a equipe, pacientes, jovens, adultos, empresas, grupos entre outros. No ano de 2014, a campanha, Doe Sangue: Cultive essa ideia, destacou a importância dos doadores para o serviço, assim como flores para um jardim.
É válido lembra que a doação de sangue não provoca risco ou prejuízo algum à saúde. O sangue é reposto em 24 horas pelo organismo e todos os equipamentos utilizados são individuais. Para realizar a doação, é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Os voluntários interessados podem comparecer no Serviço de Hemoterapia de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min e nos sábados, das 7h30min às 16h. A Doação de Sangue é uma atitude pela vida, convidamos a todos para fazer parte desta corrente. Mais informações no sitewww.hsvp.com.br/hemoterapia ou pelo fone (54) 3316 4087.