Acontece desde segunda-feira (24), em Passo Fundo, um curso promovido pelos Ministérios do Esporte e da Educação, a fim de qualificar professores e monitores de escolas municipais e estaduais, que atuam na área da educação física. A iniciativa também conta com apoio da Prefeitura de Passo Fundo.
O curso, proposto pelo Programa Mais Educação, dentro do Projeto Esporte da Escola – Múltiplas Vivências, promove a formação de professores em todo o Brasil, desde 2009, quando foi lançado. Conforme um dos professores que ministra o curso, Jonatas Costa, da Universidade de Brasília (UNB), a formação já passou por mais de 80 municípios em todo o país, no período de abril a novembro deste ano. “Cerca de 100 professores de todo o Brasil são responsáveis por esta formação, são professores de universidades da rede pública e privada. A partir do material desenvolvido especialmente para este curso, são desenvolvidas atividades no sentido de qualificar os professores das escolas de todo o Brasil”, esclareceu.
Dentro das atividades propostas, estão práticas corporais como dança, práticas circenses e de aventura, além de lutas, jogos de capoeira, ginástica, esporte de invasão e de rede. Segundo Jonatas, o curso de extensão tem dado conta de qualificar os monitores. “Acreditamos que isso vá fazer a diferença lá na ponta, para os alunos”, frisou o professor.
Para o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, o esporte é um meio de levar a criança e o jovem à cidadania. “A prática esportiva é importante por que dá oportunidade aos alunos, vai além das disciplinas curriculares”, declarou o secretário.
O curso de extensão foi proposto para professores de Passo Fundo e de pelo menos outros sete municípios da região.
Ministério do Esporte realiza Curso de Extensão
· 1 min de leitura