Cenário trágico
O relator do orçamento 2015, Marlon Santos, do PDT, fez uma projeção trágica para o Estado nos próximos quatro anos. Segundo ele, o RS chegou ao fundo do poço, financeiramente. Ao jornalista Gustavo Motta, da Assembleia Legislativa, Marlon assegurou que só existe uma maneira do Rio Grande ser recuperado: “o novo governador ter coragem de propor uma moratória da dívida, pedir tutela antecipada pra impedir suspensão de repasses federais e brigar por a antecipações de receita.” Se isso não ocorrer, advertiu o parlamentar, “será o caos nos serviços públicos, faltando dinheiro até pra pagar os servidores. Na visão do deputado, o problema financeiro do Estado não é de uma administração, mas de todas que antecederam esta. “Apresentaram orçamentos de faz de conta e gambiarras de políticas de redução de despesas, que não resolvem nada." A proposta orçamentária foi votada ontem e recebeu 861 emendas durante sua tramitação.
Interno
O diretório municipal do PDT esteve reunido na noite de segunda-feira. Momento de discussões visando 2016, que passa, também, pela nova composição do diretório, cujas eleições ocorrem em maio do próximo ano. Grupos se articulam para substituir o advogado Ari Baldissera na presidência. Na próxima sexta-feira, deixando as diferenças de lado, os pedetistas se reúnem no tradicional jantar de final de ano para confraternização. Será no Clube Caixeiral e os ingressos são vendidos a R$ 15,00.
Câmara
Eleições para a nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores estão programadas para o dia 17 de dezembro. O vereador Pedro Danelli, PPS, lidera uma chapa. Mas, não é unanimidade. Há articulação de um grupo que busca reunir 11 votos para tirar o que parece certo das mãos de Danelli. Em matéria de eleições para a presidência da Câmara, tudo é possível, de uma hora para a outra. A lista dos 11 já está feita.
De volta
Não se surpreendam se o ex-prefeito de Passo Fundo Osvaldo Gomes retornar ao PMDB. Tem sido visto em longas conversas com o atual presidente do partido Adroaldo Leão Souto. Gomes não foi acolhido como queria pelo PP. Ao contrário, o partido se dividiu em pedaços por conta de sua filiação. O desempenho eleitoral também não foi o esperado na nova sigla.
Dia a dia
Problemas que estão na rotina dos usuários do Aeroporto Lauro Kortz: voos cancelados, falta de informações a respeito, falta de bancos para acomodar os passageiros na sala de espera, falta de taxistas, falta de estacionamento (espaços ocupados por locadora de veículo), falta.....
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |