O atendimento aos doadores no Hemopasso está sendo feito somente no período da manhã. A medida foi tomada para diminuir o tempo de espera dos voluntários devido à redução do número de funcionários. “Pedimos permissão ao estado para reduzir o horário e concentrar o trabalho dos funcionários no período entre as 8h e às 13h30”, explica a diretora do Hemopasso, Claudete Mistura Doro.
De acordo com ela, houve uma redução do número de funcionários no setor da coleta por causa do encerramento do período de estágio de alguns estatutários, além do período de férias e algumas licenças. “Com essa redução de funcionários estavam acontecendo atrasos na coleta e os voluntários acabavam tendo que esperar demais, o que estava gerando algumas reclamações”, comenta. Com isso, para concentrar o atendimento dos funcionários e evitar os atrasos, a opção foi atender no turno da manhã, até as 13h30, sem fechar ao meio-dia.
A redução no número de doações está dentro do esperado, conforme Claudete, mas foi significativa. “Estamos tendo um ganho com o não fechamento ao meio-dia, mas o número de coletas que era de 50 a 60 por dia, tem ficado em 40. Nesse início, e como já imaginávamos, isso está refletindo no estoque, mas acreditamos que seja temporário até que as pessoas se adaptem ao novo horário de funcionamento”. Por conta disso, durante o mês de dezembro, o Hemopasso vai abrir também aos sábados pela manhã e foram programadas coletas paralelas para os dias 23 e 30 de dezembro em outros municípios.
Conforme a diretora da instituição, já foram abertos processos para contratação de mais funcionários, mas em virtude do processo de troca de governo no estado, ela acredita que a situação somente será revertida no próximo ano.
Dia do Doador de Sangue
Comemorado nesta terça-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional do Doador de Sangue, é marcado por diversas ações de incentivo à doação. E no Hemopasso não foi diferente. Os voluntários que compareceram ao local nesta terça-feira encontraram uma decoração festiva e um lanche especial. E, além de serem brindados ao chegarem, ganharam uma camiseta alusiva à data. “Estamos pretendendo estender este lanche especial ao longo desta semana, param atrair mais doadores e mostrar o nosso agradecimento a eles”, comenta Claudete. A ideia é mostrar aos voluntários que todos os dia pode ser o Dia do Doador.
Horário de atendimento é reduzido pela falta de funcionários
· 1 min de leitura