29 de novembro de 1949.
Há 65 anos foi anunciada a venda de automóveis da marca “Chevrolet” em Passo Fundo pelo Sr. Ary Cezar Burlamaque.
30 de novembro de 1948.
Instalação do Frigorífico Z.D. Costi & Cia pelo empresário Zeferino Demétrio Costi. Era considerado o primeiro frigorífico da região com produção em grande escala. Localizava-se na Av. Mauá, hoje Presidente Vargas.
1 de dezembro de 1956.
Poder Legislativo decretou e sancionou a promulgação da Lei nº 720, que definia o Brasão como símbolo Municipal de Passo Fundo. Um escudo português esquartelado contendo um pinheiro representando o desenvolvimento econômico do passado; uma espiga de trigo representando o desenvolvimento da agricultura no presente; os símbolos do comércio e indústria em ouro e uma torre de eletricidade ambos representando o desenvolvimento do potencial econômico do município. O Brasão foi idealizado pelo membro do Instituto Histórico de Passo Fundo, professor Antônio Donin.
2 de dezembro de 1935.
É anunciada a instalação de uma fábrica de fósforos na Av. Mauá, atual Presidente Vargas, esquina com a Rua Daltro Filho.
3 de dezembro de 1850.
Nesta data era registrada a existência na cidade do primeiro médico com a titulação de “Cirurgião Aprovado”, Dr. Casemiro Antônio Bastini.
4 de dezembro de 1956.
Há 58 anos era criada a Faculdade de Filosofia de Passo Fundo. Iniciou as aulas em março de 1957, após o parecer nº 40490/1956 do Conselho Nacional de Educação que concede o funcionamento dos cursos de Filosofia, Pedagogia e Letras Anglo-Gêrmanicas.
5 de dezembro de 1981.
Falecimento de Hélio Gonçalves Dias. Foi jornalista na Rádio Municipal e na Rádio Passo Fundo. No ano de 1963 foi eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas. Também trabalhou como assessor de imprensa dos prefeitos Guaracy Marinho, Wolmar Salton e Firmino Duro.