O Nacional é o jornal com mais leitores na região

Pesquisa do Instituto Methodus mostra que o jornal é lido por quase metade dos moradores de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Jornal O Nacional lidera em número de leitores de jornal na região de Passo Fundo, segundo revela a pesquisa realizada pelo Instituto Methodus Pesquisa e Inteligência Política. De acordo com a pesquisa, relativa a setembro deste ano, o Jornal O Nacional conta com 88.127 leitores diários, ou seja, praticamente metade dos moradores da cidade. O impresso também ficou em primeiro lugar entre os veículos mais lidos na cidade. Quase 56% dos entrevistados declaram ser leitores frequentes do ON,seguido de 51% da frequência de leitura pelo segundo colocado e 46% pelo terceiro.

Os dados integram uma pesquisa feita pelo instituto entre 19 e 23 de setembro de 2014 com uma amostra de 300 entrevistas, que além de investigar o jornal mais lido da cidade, também identificou o perfil e a satisfação dos leitores. Em 2014, o Jornal O Nacional completou 89 anos é um dos mais antigos impressos do Rio Grande do Sul.

Praticamente a unanimidade dos leitores identifica a presença de atributos de qualidade na edição imprensa, como atualidade das matérias (89,8%), boa cobertura da região (88,8%), clareza das informações (88,8%), parceria com a comunidade (88,8%), variedade das matérias (92,1%), visual agradável (89,8%), confiança (87,4%), entre outros.

A pesquisa também avaliou a evolução da satisfação dos leitores nos últimos quatro anos. Em 2010, a nota média de avaliação foi de 75,7, considerando uma escala entre 0 para péssimo e 10 como ótimo. Já em setembro de 2014, os leitores melhoraram sua avaliação e o Jornal O Nacional alcançou a nota 81,9, representando que a maioria considera o veículo impresso ótimo.

Site do ON dobra acessos em um ano

A grande revelação do estudo é a constatação de que existe uma grande fidelidade dos leitores em relação ao jornal impresso, com 87% de preferência. Mesmo assim, o percentual de leitores que costumam ler o Jornal O Nacional na versão da internet dobrou em dois anos, passando de 13% para 25,6%, totalizando quase 338 mil acessos únicos e 2 milhões page views no mês de setembro de 2014. O recorde foi registrado no mês de outubro, com mais de 365 mil visualizações. A pesquisa também questionou como o leitor avalia a qualidade do site. Mais de 63% o consideraram bom e 10%, ótimo.

Facebook

Outra evidência de credibilidade da informação gerada pelo grupo se confirmou na fanpage do Jornal O Nacional do Facebook, que passou de 8 mil para mais de 58 mil curtidas em menos de um ano, um crescimento de 625%.

Acompanhando as transformações

A editora de ON, Zulmara Colussi, disse que o resultado da pesquisa nada mais é do que o reflexo do trabalho de uma equipe dedicada e focada em fazer cada vez melhor para o seu público leitor, tanto no impresso como nas redes sociais e site. Segundo Zulmara, ON tem a capacidade histórica de se reposicionar no mercado, sempre que há exigência para isso, lançando novos produtos e falando com todos os públicos. Dentro do atual contexto tecnológico em que a notícia se torna perecível a cada minuto, ON busca aliar a apuração detalhada da informação com as novas formas de apresentação. Para tanto, lançou este ano um novo projeto gráfico, dando mais espaço aos infográficos e imagens e fazendo um link, sempre que possível, com o conteúdo da Internet.  Com visual agradável e prezando pela qualidade, ON é um veículo de comunicação de vanguarda, sempre acompanhando a evolução do tempo, mesmo aos quase 90 anos de existência.

Gostou? Compartilhe