O projeto arquitetônico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) aprovado pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS) foi entregue para a Secretaria Municipal de Passo Fundo na última quarta-feira (26). A partir de agora, o município está apto a buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para construção e manutenção da UPA, que será construída na área do Estádio Delmar Sitoni, na rua Ouro Preto, esquina com Santana, na vila Fátima. A unidade será uma alternativa para desafogar as emergências dos hospitais de Passo Fundo.
A UPA 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica de Saúde e a Atenção Hospitalar. A unidade deve funcionar de modo ininterrupto nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos e possuir equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte. Passo Fundo deverá ser contemplado com uma UPA Porte II (municípios com população entre 100 mil e 200 mil habitantes).
De acordo com o coordenador regional de Saúde, Lauri de Carli, a UPA será um grande avanço para a área da saúde, porque ajudará a desafogar as emergências dos hospitais do município. “A UPA é fruto de uma discussão junto a promotoria pública, hospitais e órgãos públicos de saúde em função da superlotação das emergências e urgências dos hospitais. A UPA foi decisão unânime para minimizar o problema”, disse o coordenador da 6ª CRS.
O repasse dos recursos do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, para a construção de uma UPA Porte II é de R$ 3,1 milhões e o investimento mensal para manutenção é de R$ 175 mil. O município de Passo Fundo fará neste momento a solicitação destes recursos. “O passo mais complexo que precisávamos era a aprovação do projeto arquitetônico. Agora que conseguimos a aprovação, vamos protocolar o pedido de repasse dos recursos junto aos governos estadual e federal para construir a UPA. Tivemos a informação que o Ministério da Saúde deverá lançar edital de UPA em março, mas não vamos esperar. Vamos protocolar a solicitação imediatamente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.