A Polícia Federal vem garantindo há muito uma farta pauta a imprensa. Sua origem remonta ao ano de 1808, quando da instalação da Corte de D. João IV no Rio de Janeiro. Passados 136 anos, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto transformando a antiga Polícia Civil do Distrito Federal em Departamento Federal de Segurança Pública, subordinada ao Ministério da Justiça. O órgão eveluiu e a modernização da Polícia Federal ocorreu no período em que Márcio Thomas Bastos, falecido no último dia 20, capitaneava o Ministério da Justiça.
I I
Apesar do reduzido quadro de servidores para atender todo o território nacional e os incontáveis crimes, a Polícia Federal tem sido determinante em operações complexas como a “Lava Jato”, ou mais localizadas, como a ocorrida na quinta-feira (27) em Getúlio Vargas, Erebango e Erechim. Até os paralelepípedos das ruas da cidade sabiam da existência do esquema criminoso de arrendamento de terras da Reserva de Ventarra. Há tempos Rodinei Candeia, vem denunciando a prática, apontada pelo Procurador do Estado como comum na região.
I I I
As viaturas da Polícia Federal de Passo Fundo quebraram a rotina das três cidades na ensolarada manhã de primavera. Com mandato judicial em punho os delegados Mauro Vinícius Soares de Moraes e Mario Luiz Vieira lideraram a operação que resultou em três prisões e seis mandatos de busca e apreensão. As investigações, em curso há cerca de um ano, indicam o envolvimento de um empresário, um servidor da Funaí e um ex. cacique Caingangue, da Reserva de Ventarra.
I V
Documentos, computadores e máquinas agrícolas foram apreendidos. Os acusados, conduzidos a Delegacia da Polícia Federal e depois de interrogados recolhidos ao Presídio Regional, de onde foram soltos no final da tarde por decisão da Justiça. Dentre os crimes que os acusados poderão vir a responder o de usurpação de bem público, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e prevaricação. O envolvimento do funcionário da Funai é tão escandaloso quanto à situação de miséria da quase totalidade dos moradores da reserva. Os lucros dos arrendamentos eram partilhados por meia dúzia enquanto as famílias indígenas recebiam a cesta básica.
Curtas;
# O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) assina edital de tomada de preços para a pavimentação de mais de 19 mil metros quadrados de asfalto.
# Dentre os trechos da cidade de Estação que serão pavimentados os das Ruas Fiorello Piazzetta, Paulo Maass, Luiz Ribeiro da Silva, Josino Monteiro, Jahir Boeira de Almeida e Otília Andreolli.
# Os recursos foram obtidos através de projeto encaminhado ao Ministério das Cidades e contrapartida do município.
# Na sessão de quinta-feira (27), o vereador Nelson Rogalski (PP) solicitou o envio de um requerimento a gerencia da agencia local dos Correios.
# O vereador progressista quer que as correspondências endereçadas aos moradores das casas populares da Rua João Boss, no Bairro XV de Novembro passem a ser entregues.
# Na mesma sessão, o vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) teve aprovada a solicitação para que o escritório da Corsan forneça um relatório dos serviços realizados a cada mês ao executivo.
# No relatório devem constar os locais, com o nome do logradouro e número, onde foram realizadas ligações, remendos e consertos de canos.
# Os convites para a sessão em homenagem aos 10 aos da Faculdade Ideau já foram assinados pelo vereador Daniel Fernandez (PP) e distribuídos.
# A solenidade será realizada na quarta-feira (03), às 19h30min., no plenário da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.
Dito & Feito:
O deputado estadual Pedro Westphalen (PP), foi escolhido como destaque político do prêmio “Líderes & Vencedores”, instituído a 20 anos, realizado pela Federasul e Assembleia Legislativa. A iniciativa contempla as categorias Mérito Político, Sucesso Empresarial, Destaque Comunitário, Expressão Cultural e Referência Educacional. Para o deputado à escolha de seu nome coroa um ano de boas notícias, que iniciou com a avaliação técnica sem restrições do Tribunal de Contas do Estado à sua gestão como presidente da Assembleia no período 2013/2014, e concluído com a sua reeleição para o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, com mais 72 mil votos.